Petróleo arrasta bolsas, mas Wall Street consegue ganho semanal

O aumento da oferta da matéria-prima colocou pressão sobre os preços do petróleo, que desvalorizou 3% e arrastou consigo as cotadas do setor energético.

As bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta sexta-feira, mas as sessões do início da semana foram suficientes para que Wall Street conseguisse registar um ganho semanal, ainda que ligeiro. A arrastar as bolsas esteve o setor energético, que é penalizado pela desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.

O índice de referência S&P 500 e o industrial Dow Jones fecharam ambos a cair 0,24%, para os 2.721,33 pontos e os 24.753,09 pontos, respetivamente. Já o tecnológico Nasdaq escapou às quedas e fechou a subir 0,13%, para os 7.433,85 pontos.

As quedas nos mercados acionistas já se tinham registado na quinta-feira, depois de Donald Trump ter decidido cancelar a cimeira com Kim Jong-un, que estava marcada para o dia 12 de junho, colocando mais pressão sobre a relação entre os dois países. Ainda assim, as bolsas registaram ganhos semanais: o Dow Jones e o S&P 500 conseguiram uma valorização semanal acima da linha de água, enquanto o Nasdaq valorizou mais de 1%.

As cotadas do setor energético foram as que registaram as maiores quebras na sessão desta sexta-feira. Foi o exemplo da Chevron, que afundou, mais de 3,5%, da Devon, que perdeu 2,6%, ou da Exxon, que desvalorizou 1,9%.

Isto num dia em que o petróleo registou quebras superiores a 3%, depois de os Estados Unidos terem anunciado um aumento significativo da produção na última semana e de a Rússia e a Arábia Saudita terem admitido que poderão vir a aumentar a oferta em breve.

Perante este cenário, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, afundou 3,13%, para os 67,58 dólares por barril, enquanto o Brent, negociado em Londres, perdeu 2,56%, para os 76,23 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo arrasta bolsas, mas Wall Street consegue ganho semanal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião