Dados do PIB animam Wall Street, mas crise italiana ainda paira

A economia norte-americana cresceu 2,2% no primeiro trimestre, um dado que está a animar os investidores. Ainda assim, mantém-se o sentimento de cautela perante a crise política italiana.

As bolsas norte-americanas abriram em alta na sessão desta quarta-feira, a recuperar das quedas dos últimos dias, depois de terem sido conhecidos novos dados sobre a evolução da economia dos Estados Unidos. Os investidores mantêm-se, ainda assim, e alerta perante as perspetivas de eleições antecipadas em Itália.

O índice de referência S&P 500 está a subir 0,62%, para os 2.706,59 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 0,58%, para os 24.502,87 pontos. Já o tecnológico Nasdaq valoriza 0,56%, para os 7.437,81 pontos. Entre as cotadas, destaque para o setor da banca, que recupera das quedas das últimas sessões, a registar agora subidas em torno de 1%.

Este movimento acontece depois de as autoridades norte-americanas terem revelado que o PIB do país registou um crescimento de 2,2% no primeiro trimestre do ano, um valor ligeiramente abaixo dos 2,3% previstos, mas que está a animar os investidores.

Ainda assim, mantém-se o sentimento de aversão ao risco que tem pautado as sessões nos mercados acionistas, numa semana marcada pela crise política italiana. Depois de o Presidente italiano ter travado a formação de Governo por parte do Movimento 5 Estrelas e da Liga Italiana, os investidores refugiam-se em ativos como a dívida soberana. As obrigações do Tesouro americanas a dez anos estão a negociar nos 2,83%, o nível mais baixo desde abril.

Por outro lado, o mercado aguarda pelo Livro Bege da Reserva Federal norte-americana, que será divulgado esta tarde e que virá trazer novos indicadores sobre o desempenho económico do país, com previsões macroeconómicas atualizadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dados do PIB animam Wall Street, mas crise italiana ainda paira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião