Guerra comercial volta a fazer baixas em Wall Street

Casa Branca prepara-se para anunciar taxas às importações de aço e alumínio da União Europeia, aumentando receios de uma retaliação. Bolsas norte-americanas cedem à pressão.

Parte do otimismo dos investidores norte-americanos com a situação italiana desapareceu esta quinta-feira depois da notícia de que os EUA se preparam para impor taxas à importação de aço e alumínio da Europa, deixando as bolsas norte-americanas em terreno misto.

Índice de referência para os investidores em todo o mundo, o S&P 500 abriu a sessão de Wall Street com perdas de 0,28% para os 2.715,46 pontos. O industrial Dow Jones cede 0,51%, sendo o mais castigado. Em sentido contrário, o tecnológico Nasdaq avança cerca de 0,05%.

Washington deverá anunciar tarifas alfandegárias à União Europeia nas importações de aço e o alumínio ainda esta quinta-feira e o secretário de Estado do Comércio norte-americano considerou que uma escalada das tensões comerciais dependerá muito do que for a reação europeia.

“Se as tarifas acontecerem, isso poderá ser um problema porque vamos ter retaliações“, disse Peter Cardillo, economista da Spartan Capital, à agência Reuters. “Há algum sentimento de alívio em relação à situação italiana de que não vai levar a uma grande crise no euro”, adiantou ainda.

Em termos empresariais, destaque para as ações da General Motors, que disparam 9,75% para 41,52 dólares, depois de o banco japonês Softbank ter revelado que vai investir 2,25 mil milhões de dólares na unidade de veículos autónomos da fabricante americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial volta a fazer baixas em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião