Alemanha volta a pedir extradição de Puigdemont
As autoridades alemãs solicitaram novamente a extradição do ex-presidente da Catalunha, pedindo ainda a sua prisão, alegando que há risco de fuga.
O Ministério Público da Alemanha voltou a pedir a extradição de Carles Puigdemont, justificada por rebelião e desvio de fundos públicos. Ainda que as provas não sejam conclusivas, são o suficiente para provar que houve incitação à violência, de acordo com o El Confidencial (conteúdo em espanhol).
Esta sexta-feira, para além de solicitar a extradição do ex-presidente da Catalunha, o tribunal regional do estado de Schleswig-Holstein avançou ainda com um pedido de prisão por risco de fuga, mesmo sem ser conhecida a decisão do primeiro pedido.
De acordo com o jornal espanhol, estas medidas acontecem na sequência do anúncio preliminar da semana passada, em que o mesmo tribunal avançou com a decisão de cumprir a ordem emitida pelo Supremo Tribunal espanhol. A palavra final sobre a extradição de Carles Puigdemont será do tribunal regional de Schleswig-Holstein.
Conforme defende o Ministério Público, de acordo com a lei do país, os atos cometidos pelo ex-presidente correspondem a “crimes de alta traição”. Neste sentido, o tribunal regional disse ter em conta todas essas razões apresentadas pela Procuradoria e afirmou que vai tomar uma decisão ainda este mês.
O Ministério Público alemão considera que o uso de fundos públicos para organizar o referendo foi provado e, por isso, não há nenhum entrave à extradição de Puigdemont.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha volta a pedir extradição de Puigdemont
{{ noCommentsLabel }}