Governo vai disponibilizar mais 200 milhões para apoiar startups

Ao todo, estarão disponíveis, no próximo ano, 400 milhões de euros para apoiar o empreendedorismo em Portugal.

O Governo vai disponibilizar mais 200 milhões de euros para financiar startups, elevando para 400 milhões o dinheiro destinado a apoiar o empreendedorismo no próximo ano.

A notícia é avançada pelo Expresso na edição deste sábado e o anúncio oficial do 200M, como se chama o programa, será feito na segunda-feira, durante a Venture Summit, conferência paralela à Web Summit, por João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

Na mesma altura, escreve ainda o semanário, vai ser lançada uma campanha de outdoors com o mote “This is not Silicon Valley, this is Portugal” (“Isto não é Silicon Valley, isto é Portugal”), com o objetivo de virar as atenções para os benefícios que Portugal oferece enquanto hub de empreendedorismo.

A linha de 400 milhões será cofinanciada pelo Governo e por investidores privados, ou seja, 200 milhões serão dinheiro públicos e outros 200 milhões virão dos privados. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, também este sábado, João Vasconcelos explica que este financiamento irá privilegiar gestoras de capital de risco com experiência em áreas específicas.

"Valorizamos os investidores que tenham know-how da indústria, especialização.”

João Vasconcelos

Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1

“Queremos atrair os melhores investidores. E não só investidores de capital de risco. Pela primeira vez, nós valorizamos os investidores que tenham know-how da indústria, especialização. Queremos que os investidores estejam à vontade com digital, com robótica, com biotecnologia, com farmacêutica, com renováveis”, disse o governante na entrevista, citado pelo Negócios.

A linha de 200 milhões será financiada por fundos do Portugal 2020 e chega às empresas ao longo próximo ano. Poderão concorrer ao financiamento investidores portugueses e estrangeiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai disponibilizar mais 200 milhões para apoiar startups

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião