Revista de imprensa internacional

As políticas migratórias marcam a atualidade internacional, tanto nos EUA como na Alemanha. Conheça cinco notícias que estão a marcar a atualidade lá fora.

A situação política na Alemanha aqueceu no fim de semana, mas o governo de Angela Merkel parece estar a salvo, pelo menos para já. Do Reino Unido chegam números que mostram que os pagamentos com cartão de débito já são mais populares do que o dinheiro físico que temos na carteira. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar a atualidade na imprensa internacional.

Politico EU

Governo de Merkel está a salvo… pelo menos por agora

Angela Merkel parece ter conseguido ultrapassar um fim de semana tenebroso, marcado pelo confronto direto com os seus aliados políticos em torno das políticas para os refugiados no país. A CDU de Angela Merkel debateu com a CSU a hipótese de adiar para o final do mês a implementação de medidas mais rígidas na Alemanha e maior controlo nas fronteiras. Os aliados de coligação querem estas medidas mais rígidas, enquanto Merkel teme um efeito de dominó no resto da Europa. Leia a notícia completa no Politico EU (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

BBC News

Pagamentos com cartão superam moedas e notas

Os pagamentos eletrónicos são uma tendência em grande crescimento. E, de acordo com dados do organismo britânico UK Finance, foram feitos cerca de 13,2 mil milhões de pagamentos com cartão débito no ano passado, um crescimento de 14% face a 2016. É a primeira vez que este método de pagamento supera o uso do dinheiro físico, com a entidade britânica a estimar que tenham sido feitos 13,1 mil milhões de pagamentos com moedas e notas no ano passado, uma queda de 15% face a 2016. Cerca de 3,4 milhões de pessoas praticamente não usaram dinheiro físico em 2017 e a tecnologia contactless mantém a trajetória de crescimento. Leia a notícia completa na BBC News (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

The Guardian

Melania Trump apela a uma política migratória diferente

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, quer um país que “governe com o coração” e admitiu que “detesta ver as crianças serem separadas das suas famílias”, declarações que podem chocar contra a política migratória promovida pelo Presidente Donald Trump, seu marido, na fronteira com o México. Em contrapartida, a posição de Melania Trump vai ao encontro da opinião da ex-primeira-dama Laura Bush, que afirmou no Twitter que uma política de tolerância zero contra os imigrantes ilegais é “cruel” e “imoral”. Há registo de protestos contra as políticas de Trump em New Jersey esta segunda-feira. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Financial Times

Grandes bancos norte-americanos generosos nos dividendos

Os maiores bancos dos EUA tencionam dar mais dinheiro aos acionistas do que os lucros gerados no decorrer do ano de 2017, uma tendência que não se verificava desde a crise financeira de 2008. Estima-se que a remuneração acionista no setor da banca no país chegue a um valor recorde de 170 mil milhões de dólares. A tendência do payout acima dos 100% preocupa alguns críticos, que defendem que os bancos deveriam aproveitar a oportunidade para aumentarem os rácios de capital e, desta forma, se tornarem mais resilientes. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Supervisor dos bancos centrais não vê futuro nas criptomoedas

O Bank for International Settlements, uma entidade sediada na Suíça e que serve a função de supervisora dos bancos centrais, emitiu um relatório onde indica que as criptomoedas não têm um futuro promissor. Segundo a instituição, as criptomoedas têm problemas de design, uma vez que são instáveis, consomem demasiada eletricidade, estão sujeitas a manipulação e fraude e não servem como um meio de pagamento de boa-fé na economia global. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião