BMW e Critical Software juntas para o futuro dos automóveis
As empresas aguardam apenas luz verde das autoridades da concorrência. Estão em vista centros de engenharia em Lisboa e no Porto.
A BMW anunciou esta segunda-feira uma joint venture com a empresa portuguesa de tecnologia Critical Software. É uma expansão da colaboração prévia, que tem em vista juntar conhecimento e experiência na engenharia, nomeadamente no software implantado em todos os carros do grupo.
A nova empresa, apelidada de Critical TechWorks, terá sede e um centro de engenharia no Porto, e também um centro de engenharia em Lisboa. Isto se tiver luz verde das autoridades competentes em matéria de concorrência em Portugal e na Alemanha. Como ainda estão a aguardar a autorização, não foram revelados valores do acordo.
Os centros de engenharia vão focar-se em áreas como inteligência artificial, big data e serviços de car sharing. A parceria estratégica com a BMW vai explorar questões relevantes para o cliente de infotainment e serviços digitais, assim como digitalização e automatização do desenvolvimento de produto, produção e vendas.
O grupo BMW está a aumentar o número de colaboradores especializados em IT e desenvolvimento de software em todo o mundo, seguindo a tendência de outras grandes empresas de se focar na tecnologia.
O anúncio da joint venture foi feito no dia em que se celebram 20 anos da Critical Software. A empresa tecnológica de Coimbra tem tido um grande crescimento e expandiu-se para várias cidades nacionais e tem subsidiárias noutros países como Reino Unido e Alemanha.
No ano passado, o volume de negócios da Critical cresceu 12% face a 2016, enquanto a facturação ficou em 32 milhões de euros, de acordo com números divulgados pela Lusa. As operações internacionais impulsionaram estes números.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BMW e Critical Software juntas para o futuro dos automóveis
{{ noCommentsLabel }}