Instalações da AICEP no Porto alvo de buscas por alegada fraude com incentivos
É suspeito um alto quadro da AICEP, sedeado no Porto, num alegado esquema de corrupção para obtenção de subsídios atribuídos a duas empresas de pladur da Marinha Grande e Sines.
A Polícia Judiciária fez na terça-feira buscas nas instalações do Porto da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no âmbito de investigações “sobre um processo de concessão de incentivos”, informou a agência.
“A AICEP Portugal Global informa que esta terça-feira, dia 26 de junho, estiveram nas instalações do Porto as autoridades competentes, no âmbito de uma investigação sobre um processo específico de concessão de incentivos em que a AICEP interveio como organismo intermédio”, lê-se no comunicado emitido.
Assegurando estar “a colaborar com as autoridades no sentido de fornecer todos os elementos pretendidos para o esclarecimento da verdade”, a AICEP adianta que “está também a analisar internamente a situação”. A agência Lusa tentou obter esclarecimentos adicionais, mas fonte oficial da agência remeteu para o comunicado.
Segundo a RTP, em causa estará “um alegado esquema de corrupção para obtenção de subsídios atribuídos pela agência a duas empresas de gesso laminado da Marinha Grande e de Sines, onde a Polícia Judiciária também já esteve”, tendo sido “recolhidas várias provas documentais” nas buscas efetuadas.
“O suspeito é um alto quadro da AICEP sedeado no Porto, mas até ao momento ninguém foi detido”, refere, acrescentando que “os crimes em causa são corrupção, falsificação de documento e fraude na obtenção de subsídio, com um desvio de quatro milhões que terá sido evitado por estas buscas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Instalações da AICEP no Porto alvo de buscas por alegada fraude com incentivos
{{ noCommentsLabel }}