Capoulas diz não ser “mau negociador” e critica posição do PSD sobre fundos

  • Lusa
  • 28 Junho 2018

Ministro recusa apresentar a Bruxelas proposta do PSD para solução nacional ao corte de 15% no segundo pilar da PAC. Capoulas quer que Bruxelas dê mais dinheiro.

O ministro da Agricultura disse esta quinta-feira não ser um “mau negociador” e, por isso, não irá apresentar em Bruxelas uma proposta do PSD – de solução nacional – sobre o próximo quadro no seu setor, já que tal seria “completamente estúpido”.

“Acha que seria inteligente, no momento em que estou a fazer uma negociação e a apresentar argumentos para que seja a União Europeia a compensar esse montante, eu antecipadamente dizer que tinha uma solução nacional para ele?”, questionou Capoulas Santos, falando aos jornalistas em Ponta Delgada, nos Açores.

Acha que seria inteligente, no momento em que estou a fazer uma negociação e a apresentar argumentos para que seja a União Europeia a compensar esse montante, eu antecipadamente dizer que tinha uma solução nacional para ele?

Capoulas Santos

Ministro da Agricultura

O governante falava no Palácio do Governo, depois de se ter reunido com o presidente do executivo da região, Vasco Cordeiro, e comentava declarações da deputada do PSD Berta Cabral e do deputado do PSD/Açores António Almeida, que defenderam nos últimos dias que o Governo da República deve assumir o reforço da PAC e do POSEI se das negociações com a Comissão Europeia não resultar a manutenção ou aumento das verbas para o quadro 2021-2027.

“Temos um objetivo. Manter o POSEI. E manter o POSEI com dinheiros comunitários. (…) Seria completamente estúpido dizer que tinha uma solução nacional que tornava desnecessária a reivindicação que estava a fazer”, disse ainda Capoulas Santos.

Também o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, definiu como “lamentável” a postura do PSD, criticando o partido por não se juntar ao executivo, agricultores, associações agrícolas e demais sociedade civil no reclamar de um quadro financeiro comunitário favorável à região e a todo o país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capoulas diz não ser “mau negociador” e critica posição do PSD sobre fundos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião