Hoje nas notícias: TAP, Uber e despejo de inquilinos

  • ECO
  • 5 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os cancelamentos de voos da TAP registados desde o início do ano rumo à Madeira leva o Governo da região Autónoma a avançar com um processo judicial contra a companhia aérea. Esta notícia é conhecida no mesmo dia em que é dado conta que o Bloco de Esquerda quer alargar a moratória aos despejos dos inquilinos, mas também que o PSD pretende recuperar a taxa de 5% para a Uber. O perdão de 45 milhões de euros ao grupo DST por parte do BCP e a recusa do Santander em seguir a mesma via são conhecidas também numa quinta-feira em que as transferências no futebol voltam a ser notícia. São 90 as transferências de jogadores e treinadores que estão a ser investigadas pelo Fisco desde o ano passado.

Governo da Madeira processa a TAP por danos no turismo

O Governo regional da Madeira vai avançar com um processo judicial contra a TAP, responsabilizando a companhia por danos patrimoniais à economia madeirense devido aos “reiterados” cancelamentos e atrasos nos voos de e para o arquipélago, dá conta o Público (acesso condicionado) na edição desta quinta-feira. Ao diário, o presidente do Governo da Madeira, fala em mais de 70 voos cancelados desde o início do ano, que afetaram “deliberadamente” cerca de dez mil passageiros para a Madeira.

Megafraude em Braga: BCP perdoou 45 milhões mas Santander não cede

O BCP perdoou 45 milhões de euros ao Grupo DST, liderado por José Teixeira, no âmbito de uma megafraude em que a empresa bracarense está envolvida. A notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal i (acesso pago) que dá contudo conta que o Santander não segue a mesma via. De acordo com o jornal, o banco espanhol reclama milhões à empresa, que acusa de ter descapitalizado e defraudado também o Fisco em dezenas de milhões de euros.

Fisco investiga transferências no futebol

O Ministério das Finanças tem estado a investigar, desde o ano passado, 90 casos de transferências de jogadores e treinadores de futebol, segundo o Jornal de Notícias (acesso pago). Em cima da mesa estão suspeitas de esquemas abusivos nas transferências de alguns jogadores, de forma a ocultar rendimentos alvo de IRS, através de comissões a intermediários e direitos de imagem. A Autoridade Tributária e Aduaneira está ainda a colaborar com Espanha noutros casos do género.

BE quer travar despejos de inquilinos​

​O partido vai insistir numa moratória aos despejos na habitação, primeiramente com uma campanha nas ruas e, em setembro, com a reapresentação de uma iniciativa legislativa a pedir para parar todos os despejos, dá conta a edição online do Diário de Notícias (acesso pago). A deputada Maria Manuel Rola nota que o PS apenas viabilizou o próprio projeto — que trava o despejo de pessoas idosas ou com deficiência que sejam arrendatários há mais de 15 anos –, mas que isso “não chega”.

​PSD vai recuperar taxa de 5% para ​a ​Uber

​Os social-democratas vão recuperar a proposta inicial que apresentaram, que incluía a criação de uma taxa de regulação de 5% a pagar pelos operadores das plataformas eletrónicas, de forma a responder a uma das questões levantadas por Marcelo quando vetou a “lei da Uber”, de acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago).​ Essa taxa tinha como objetivo “compensar os custos administrativos de regulação e acompanhamento das respetivas atividades e estimular o cumprimento dos objetivos nacionais em matéria de mobilidade urbana”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, Uber e despejo de inquilinos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião