Galp dá mais um passo para produzir gás em Moçambique. Apresenta projeto ao Governo

  • Rita Atalaia
  • 9 Julho 2018

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva apresentou ao Governo moçambicano o plano de desenvolvimento para a primeira fase do projeto Rovuma.

A Galp Energia deu mais um passo para produzir gás em Moçambique. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva submeteu ao Governo moçambicano o plano de desenvolvimento para a primeira fase do chamado projeto Rovuma, que irá produzir, liquefazer e vender gás natural proveniente dos campos de Mamba.

“O plano de desenvolvimento inclui a proposta de construção de instalações onshore, que compreenderão duas unidades de liquefação (trains), com capacidade para produzir 7,6 milhões de toneladas por ano cada. A decisão final de investimento é esperada em 2019 e o início de produção em 2024“, de acordo com o comunicado enviado pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

De acordo com o consórcio, a entrega deste plano ao Executivo de Moçambique “reflete o compromisso em continuar a desenvolver os recursos de elevada qualidade descobertos da Área 4”.

Os parceiros da Galp no consórcio da Área 4 incluem a Mozambique Rovuma Venture S.p.A. — uma joint venture entre a ExxonMobil, Eni e CNPC –, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos. Já a ExxonMobil lidera a construção e operação das unidades de liquefação onshore, enquanto a Eni é o operador do upstream.

No final do mês passado, a Eni e a ExxonMobil disseram que preveem anunciar em 2019 a decisão final de investimento em mais jazidas de gás natural da Área 4. “Há avanços na negociação com clientes “que nos podem ajudar a avançar para uma decisão final de investimento que esperamos alcançar em 2019”, referiu Peter Clarke, dirigente da ExxonMobil, durante uma conferência internacional do setor, em Washington.

O projeto Coral Sul consiste na construção e operação de um navio-plataforma, conhecido por FLNG, que tem capacidade para extrair gás natural do fundo do mar. Este navio depois processa o gás natural para um estado líquido para que o gás seja transportado em navio para outros países, estando localizado na Área 4 na bacia de Rovuma, em Moçambique.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dá mais um passo para produzir gás em Moçambique. Apresenta projeto ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião