Gasóleo desce meio cêntimo para mínimos de dois meses. Gasolina não mexe

Preços dos combustíveis com tendência positiva na próxima semana. Se os preços da gasolina não devem sofrer alterações, a descida de meio cêntimo coloca o gasóleo em mínimos de meados de maio.

Boas notícias para quem pretenda abastecer de combustível na próxima semana, sobretudo para quem tem carro a diesel. Enquanto não é esperada qualquer alteração nos preços da gasolina, tudo aponta para que o preço do gasóleo recue para mínimos de dois meses.

De acordo com fonte do setor, a gasolina de 95 octanas simples deve manter-se inalterada no nível atual. Tendo em conta os dados da Direção Geral de Energia, o preço médio do litro deste tipo de combustível deverá continuar assim nos 1,579 euros a partir de segunda-feira.

Mais sorte terá quem for abastecer o carro de diesel. A expectativa aponta para que o respetivo preço venha a baixar meio cêntimo, indicou a mesma fonte do setor. Isto deverá colocar o preço do gasóleo simples nos 1,356 euros por litro. Ou seja, o nível de preços mais baixo para este tipo de combustível desde a semana de 14 de maio.

A evolução dos preços dos combustíveis tem por base o comportamento de três componentes: a evolução das cotações do petróleo, do euro face ao dólar, bem como o preço da matéria-prima já refinada.

Tendo em conta que o petróleo tanto em dólares como em euros apresentou uma tendência de queda na última semana, é fácil de perceber o alívio que os portugueses devem sentir na ida às “bombas” na próxima semana.

Esta semana, os preços dos combustíveis voltaram a estar no centro das atenções em Portugal, a propósito da discussão na especialidade do projeto de lei do CDS que visa a eliminação do adicional de ISP sobre os combustíveis. Ouvido no Parlamento no âmbito de uma audição da Comissão de Orçamento e Finanças, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares alertou que a proposta dos centristas pode custar 470 milhões de euros em receitas fiscais.

Entretanto, tanto o Bloco de Esquerda como o PSD apresentaram alterações ao projeto de lei do CDS. O partido liderado por Rui Rio diz ser contra o fim do adicional sugerindo revisões trimestrais do ISP num montante equivalente ao excesso de IVA cobrado face ao orçamentado. A proposta do Bloco visa também a eliminação da portaria que estabelece o adicional de ISP, substituindo-a por uma nova que preveja a criação de um mecanismo de revisão mensal do imposto que permita garantir a neutralidade ao nível da receita fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo desce meio cêntimo para mínimos de dois meses. Gasolina não mexe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião