Costa repetiu esta palavra 24 vezes no discurso do Estado da Nação: investimento

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Julho 2018

Por entre quase três mil palavras, Costa proferiu mais de vinte vezes a palavra "investimento". Segue-se "emprego" e "crescimento".

O debate sobre o Estado da Nação começou esta manhã de sexta-feira com o discurso do primeiro-ministro. Com a saúde, educação e investimento público como grandes temas de fundo, António Costa dirigiu-se aos deputados recordando os “compromissos que o Governo assumiu”, ou seja, virar a página da austeridade, relançar a economia com a recuperação de rendimentos, recuperar os níveis de proteção social e equilibrar as finanças públicas.

Mas por entre as quase 3.000 palavras que constituíram o discurso, houve uma que foi mais repetida — mais especificamente, 24 vezes: “investimento”.

Investimento foi a palavra mais repetida por António Costa.DR

O primeiro-ministro sublinhou o papel do investimento, público e privado, para a recuperação da economia. Estas são duas muitas afirmações de António Costa onde sobressai a palavra investimento:

  1. “O crescimento de 2,7% do PIB registado em 2017 foi o maior deste século, o investimento cresceu 9,1%, naquela que é a maior variação homóloga dos últimos 19 anos, e as exportações de bens e serviços cresceram 11,2% em 2017.”
  2. “Recuperámos a importância do investimento público no processo de desenvolvimento do país, com base na prioridade ao investimento de proximidade, ao investimento que aumenta o potencial produtivo e a internacionalização da economia, ao investimento que contribui para a coesão territorial e a descarbonização.”

Para além desta, houve ainda outras palavras repetidas cerca de uma dezena de vezes por António Costa. “Emprego” aparece 10 vezes no seu discurso, enquanto a palavra “crescimento” foi repetida nove vezes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa repetiu esta palavra 24 vezes no discurso do Estado da Nação: investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião