May: Trump aconselhou Reino Unido a processar a UE

  • Lusa
  • 15 Julho 2018

O Presidente dos Estados Unidos terá recomendado à chefe de Governo britânica que processasse Bruxelas em vez de se manter um negociações, uma sugestão classificada como "brutal".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, revelou hoje que o Presidente norte-americano a aconselhou a “processar” a União Europeia (UE), em vez de negociar o processo de saída do Reino Unido (‘Brexit’).

Na sexta-feira, durante uma conferência de imprensa em Londres, Donald Trump disse que tinha dado à líder britânica uma sugestão que classificou como “brutal”. “Ele disse-me que eu deveria processar a União Europeia, em vez de estar em negociações”, revelou Theresa May, durante uma entrevista no programa da BBC Andrew Marr Show.

Donald Trump iniciou a primeira visita ao Reino Unido, como Presidente dos Estados Unidos, na quinta-feira, com o ‘Brexit’, o comércio bilateral, a política externa e a segurança global a serem os assuntos mais marcantes na agenda.

Na sexta-feira, em Londres, Trump garantiu que mantém uma relação “muito sólida” com a primeira-ministra britânica, Theresa May, apesar de ter criticado numa entrevista a negociação do ‘Brexit’. “A relação é muito, muito sólida, temos uma ótima relação”, garantiu Donald Trump, sentado ao lado de Theresa May.

No entanto, em entrevista ao jornal The Sun, na sexta-feira, Trump disse que a estratégia de May para o ‘Brexit’ “provavelmente mataria” um acordo de livre comércio entre Washington e Londres.

Donald Trump está a passar o fim de semana na Escócia, enquanto se prepara para a cimeira com o Presidente russo, Vladimir Putin, que irá decorrer na segunda-feira, em Helsínquia, na Finlândia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May: Trump aconselhou Reino Unido a processar a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião