Carris com lucros de cinco milhões de euros após municipalização

  • ECO
  • 17 Julho 2018

A empresa fechou o ano de 2017 com um resultado líquido positivo "pela primeira vez em três décadas". Lucros superaram previsão inscrita no plano de atividades.

A Carris fechou o ano passado com lucros, “pela primeira vez em três décadas”, adiantou a empresa, justificando esses resultados com a compra da empresa pela Câmara de Lisboa nesse período. Para além de os lucros compararem com os prejuízos do ano anterior, os capitais próprios também passaram a a ser positivos, escreve o Jornal de Negócios (acesso pago).

A empresa de transportes públicos encerrou 2017 com um resultado líquido positivo de quase cinco milhões de euros, um valor único em trinta anos, afirmou o conselho de administração. Estes lucros acontecem depois de o Estado ter assumido a dívida histórica da Carris, deixando para trás os prejuízos de 6,9 milhões de euros registados no ano anterior, e superando ainda a previsão inscrita no seu plano de atividades (dois milhões de euros).

Os capitais próprios também foram impulsionados, passando de 740,4 milhões de euros negativos em 2016 para 83,7 milhões de euros positivos o ano passado, lê-se no relatório de contas, citado pelo Negócios.

No mesmo documento, a Carris reitera o “início da inversão de tendência da procura”, com um aumento de 1,4 milhões do número de passageiros com título válido. Quanto à oferta, esta cresceu 2,5% face ao ano anterior, devido à criação das novas cinco carreiras de bairro, à admissão de novos tripulantes e ao reforço da oferta na rede de elétricos.

Foi nos elétricos, ascensores e elevadores que se verificou um maior aumento do número de passageiros (4,5%), tendo os autocarros apresentado uma subida de 0,8%. “Fruto do crescimento do turismo na cidade“, explica a empresa. A receita dos títulos ocasionais, em particular no modo elétrico, aumentou em 2 milhões de euros (5,5%) face a 2016 para um total de 38,7 milhões de euros. Só a receita com a tarifa de bordo cresceu 13%. Já nos passes houve um recuo de 0,9%, ultrapassando os 55,5 milhões de euros (valor sem IVA).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carris com lucros de cinco milhões de euros após municipalização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião