Morais Pires montou esquema que permitiu a Salgado tirar 3 mil milhões do BES

  • ECO
  • 21 Julho 2018

Morais Pires, ex-administrador financeiro do BES, é acusado de ter sido o pai de um esquema financeiro que colocou em prática, com o aval de Ricardo Salgado.

O Banco de Portugal, na acusação contra os responsáveis pelo colapso do Banco Espírito Santo (BES), aponta Morais Pires, ex-administrador financeiro do BES, de ter sido o pai de um esquema financeiro que colocou em prática, com o aval de Ricardo Salgado e o apoio de Isabel Almeida, uma diretora do BES, e que terá permitido retirar três mil milhões de euros do banco, entre 2009 e 2014.

O Expresso (acesso pago), que já na semana passada tinha revelado que o BdP acusou os responsáveis pela queda do BES, conta agora que Morais Pires “concebeu, deu instruções para a implementação e acompanhou a execução de um plano, o qual foi aprovado e acompanhado (…) por Ricardo Salgado”, através do qual o diferencial entre o que os clientes pagaram e o que o BES recebeu foi apropriado pela Eurofin, refere o documento de quase 400 páginas obtido pelo Expresso.

A Eurofin recorria a outras sociedades, como a Zyrcan, a Martz Brenan, a ECI e a ECT, para realizar as operações que eram decididas na sede do BES, em Lisboa. É convicção do BdP que, apesar de a Eurofin ser a dona daqueles veículos, eram Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e funcionários do BES do Departamento Financeiro, de Mercado e de Estudos (DFME) que os controlavam e geriam.

Estas operações que foram feitas com o total desconhecimento dos outros administradores. E os ganhos foram usados “em larga medida” para “servir os interesses exclusivos do Grupo Espírito Santo (GES), sacrificando o património do BES, o dos seus depositantes, investidores e demais credores”, concluiu a acusação do BdP.

A Eurofin foi usada durante anos para, pelo menos, seis objetivos diferentes:

  • Esconder e financiar investimentos da família Espírito Santo;
  • Financiar investimentos de pessoas e entidades próximas do GES, ou seja, os amigos;
  • Esconder ativos de elevado risco de desvalorização;
  • Manipular o valor e procura das ações do BES e da Espírito Santo Financial Group (ESFG);
  • Esconder participações sociais estratégicas do GES;
  • E para pagar salários, bónus e comissões.

Estas e as outras acusações constantes neste processo já são do conhecimento do Ministério Público que tem colaborado com o BdP nas investigações a Ricardo Salgado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morais Pires montou esquema que permitiu a Salgado tirar 3 mil milhões do BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião