BEI financia construção de três novas barragens no norte de Portugal

O Banco Europeu de Investimento vai emprestar 650 milhões de euros à Iberdrola para apoiar a construção de três novas barragens em Portugal. Quase 14.000 empregos serão criados com este projeto.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai emprestar 650 milhões de euros à Iberdrola para apoiar a construção de três novas grandes barragens e centrais hidroelétricas, nos rios Tâmega e Torno, no norte de Portugal. Este projeto pretende aumentar a capacidade de geração e armazenamento de energia na União Europeia, estando prevista a criação de 13.500 empregos, só na fase de construção.

Primeira parcela do empréstimo já foi assinada esta segunda-feira.

Esta segunda-feira, o BEI e a energética espanhola já assinaram um empréstimo de 500 milhões de euros, que representa a primeira parcela do financiamento aprovado. “Este acordo representa um novo passo para a implementação da política energética da União Europeia e dos objetivos de ação climática”, sublinha, em comunicado, a vice-presidente do BEI. O conselheiro delegado da Iberdrola salienta, por sua vez, que este empréstimo representa “um novo marco num dos maiores projetos energéticos da história de Portugal”.

Além dos 650 milhões de euros que serão concedidos pelo banco referido, este projeto exigirá um investimento adicional de 850 milhões de euros, o que significa que, no total, estarão envolvidos 1,5 mil milhões de euros.

Por outro lado, este investimento criará múltiplos empregos diretos e indiretos, contribuindo para a coesão económica, social e territorial da UE. Só na fase de construção, estarão envolvidos cerca de 13.500 trabalhadores, mantendo-se várias centenas deles durante a fase de operação.

A construção destas barragens — que entrarão em funcionamento em 2023 — pretende reduzir a dependência do mercado ibérico em relação à energia fóssil, bem como promover a sua flexibilidade e a segurança. No total, estas novas infraestruturas terão capacidade de produzir 1.158 MW.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI financia construção de três novas barragens no norte de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião