Procura por crédito vai continuar a aumentar, diz o BCE

  • Rita Atalaia
  • 24 Julho 2018

Os bancos da Zona Euro projetam um aumento da procura por empréstimos por parte das famílias e empresas no terceiro trimestre do ano. Uma tendência que também se registou nos três meses anteriores.

Os frutos dos esforços do Banco Central Europeu (BCE) para promover os empréstimos às empresas e famílias estão à vista. De acordo com o relatório trimestral do banco liderado por Mario Draghi, as instituições financeiras na Zona Euro preveem um aumento da procura por crédito no terceiro trimestre. Isto ao mesmo tempo que assistem a um alívio das condições para a cedência dos empréstimos.

“As condições gerais dos bancos relativamente a novos empréstimos continuaram a aliviar em todas as categorias [crédito à habitação, às empresas e ao consumo] no segundo trimestre de 2018, graças, sobretudo, a uma redução das margens nos créditos”, explica o BCE no seu relatório trimestral. Uma tendência que, de acordo com a sondagem do banco central a 149 bancos, se prevê que continue no terceiro trimestre.

De acordo com a entidade liderada por Mario Draghi, a “procura continuou a aumentar em todas as categorias de empréstimo no segundo trimestre”. Este crescimento, no caso do crédito à habitação, “deve-se ao nível atual das taxas de juro, perspetivas favoráveis do mercado imobiliário e ao aumento da confiança dos consumidores”.

Um outro fator que está a ajudar à melhoria das condições dos empréstimos é o facto de os bancos estarem a conseguir reduzir o “fardo” de crédito malparado nos seus balanços. “Os bancos da Zona Euro afirmaram que os NPL [malparado] contribuíram para a restrição das condições do crédito ao longo dos últimos seis meses. Contudo, isto está a aliviar de forma generalizada”, refere o BCE, acrescentando que este alívio deve prolongar-se até ao final do ano. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, os empréstimos em incumprimento recuaram 13 mil milhões de euros em dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura por crédito vai continuar a aumentar, diz o BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião