Pausas Kit Kat podem vir a ser interrompidas. Nestlé não conseguiu registar o formato na União Europeia

  • ECO
  • 25 Julho 2018

Portugal foi um dos países europeus onde o formato do Kit Kat não foi reconhecido, juntamente com a Irlanda, Bélgica e Grécia.

Uma tablete de chocolate, tridimensional, com quatro barras retangulares. Sabe do que estamos a falar? Se a resposta foi sim, fique a saber que o Tribunal de Justiça europeu discorda. A Nestlé perdeu a proteção comercial do formato do Kit Kat, por não ser suficientemente reconhecido e distintivo nos países da União Europeia.

O Kit Kat tinha conseguido registar a sua patente no Reino Unido, até ao grupo Mondelez International, que detém marcas como a Cadbury e a Milka, contestar a decisão. Depois de perder o processo aí, no ano passado, a Nestlé decidiu levar a disputa para um tribunal maior. Mas a mudança não ajudou, e o Tribunal de Justiça europeu decidiu finalmente que o formato não era exclusivo.

A Nestlé tinha de provar que os consumidores reconhecem o produto de imediato pela sua característica e não por uma conjugação de várias, em todos os Estados da UE. Não conseguiu, e só em alguns países da União Europeia se demonstrou que o formato era distintivo e reconhecido. Portugal não foi um deles, juntamente com a Irlanda, Bélgica e Grécia.

A barra de chocolate da Kit Kat foi criada em 1935, e o grupo Nestlé já disputa o direito de exclusividade há mais de uma década. Esta decisão irá facilitar a imitação por parte de empresas concorrentes, e o grupo Mondelez já tem inclusive o Milka Leo, cujo aspeto é quase idêntico.

O Kit Kat é o chocolate da Nestlé mais vendido do mundo, e já é marca registada na Austrália, Canadá e África do Sul.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pausas Kit Kat podem vir a ser interrompidas. Nestlé não conseguiu registar o formato na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião