Em que país vai a Tesla construir a primeira fábrica europeia? Portugal está fora da corrida

Elon Musk tem estado em conversações com a Alemanha e a Holanda sobre a possibilidade de construir num desses países a primeira fábrica europeia, avança o The Wall Street Journal.

A Tesla tem estado em conversações para decidir em que país vai construir a primeira fábrica europeia e, de acordo com o The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês), Portugal não está nessa lista. Em cima da mesa estão duas hipóteses, Alemanha e Holanda são as escolhidas pela fabricante norte-americana para as novas instalações, cujo objetivo é fabricar automóveis elétricos e baterias.

De acordo com o jornal norte-americano, Elon Musk já se reuniu com os dois Estados, mas as conversações estão ainda numa fase bastante inicial, podendo mesmo não haver qualquer acordo. Já há cerca de um ano, altura em que foi dada a notícia, que era conhecida a vontade do CEO da Tesla em construir a nova fábrica na Alemanha, um desejo que parece cada vez mais perto de vir a ser concretizado.

Nessa altura, mercados e Governos ficaram em alerta com a possibilidade de receberem a gigante fabricante de automóveis. No final de 2016, António Costa criou um grupo de trabalho para estudar a potencialidade do lítio em Portugal, material usado para as baterias dos carros elétricos. Porém, em junho do ano passado, Elon Musk anunciou a Alemanha como a sua principal inclinação.

A Alemanha é a escolha líder para a Europa. Talvez na fronteira Alemanha-França faça mais sentido, perto dos países do Benelux [Bélgica, Holanda e Luxemburgo]”, escreveu o CEO na sua conta oficial do Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em que país vai a Tesla construir a primeira fábrica europeia? Portugal está fora da corrida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião