5 coisas que vão marcar o dia

Os indicadores estatísticos marcam este dia, nomeadamente as estimativas do PIB português e europeu. Dados sobre o emprego também vão ser conhecidos, do setor público português e do britânico.

Os indicadores estatísticos vão marcar o dia, nomeadamente as estimativas do PIB português e europeu. Dados sobre o emprego também vão ser conhecidos, bem como as estatísticas do Banco de Portugal. Saiba o que esperar desta terça-feira.

PIB português, da União Europeia e Zona Euro

O INE divulga a estimativa rápida do segundo trimestre de 2018, inserida nas Contas Nacionais Trimestrais. As previsões dos economistas apontam para uma aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) no período de abril a junho. O gabinete de estatística da União Europeia, o Eurostat, também lança as estimativas para o PIB da UE e da Zona Euro, no segundo trimestre do ano. As estimativas preliminares para o período de abril a junho mostram a economia na Europa a abrandar e a inflação a acelerar.

DGAEP divulga síntese estatística do emprego público

A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) dá a conhecer a situação de emprego no setor público no segundo trimestre de 2018. Segundo os últimos dados, de março deste ano, o emprego no setor das administrações públicas traduzia-se em mais de 670 mil postos de trabalho no Estado, num aumento de 0,8% em relação ao trimestre anterior, e também em relação ao trimestre homólogo.

Banco de Portugal: Estatísticas sobre taxas de juro

O Banco de Portugal publica as estatísticas sobre as taxas de juro e as novas operações de empréstimos e depósitos referentes ao mês de junho. Estes números permitirão fazer um balanço da concessão de crédito às famílias, no primeiro semestre, que tem vindo a atingir níveis máximos. A instituição liderada por Carlos Costa divulgará ainda estatísticas que possibilitarão contabilizar o número de famílias que entraram ou deixaram de estar em incumprimento com as prestações dos seus empréstimos naquele período.

Ministro dos negócios estrangeiros russo viaja para a Turquia

Sergey Lavrov termina esta terça-feira uma visita de dois dias à Turquia. Vai reunir-se com o homónimo turco Mevlut Cavusoglu, para discutir a situação e operação na Síria e preparar a cimeira com representantes franceses e alemães. Vai ainda ser discutida a cooperação com organizações internacionais. O encontro entre os dois países vem numa altura em que as sanções norte-americanas estão a afetar profundamente a lira turca.

Como está o mercado laboral britânico?

Numa altura em que algumas empresas já começaram a mudar atividades de Londres para outras capitais europeias em antecipação do Brexit, estas estatísticas podem mostrar algum impacto. O gabinete das estatísticas nacionais do Reino Unido divulga os dados sobre o emprego, desemprego, salários e vagas, entre outros. A libra esterlina também revela alguma pressão e tem estado a desvalorizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião