Plataforma chinesa de viagens Ctrip suspende pagamentos em lira turca

  • ECO e Lusa
  • 14 Agosto 2018

Esta manhã de terça-feira a lira turca estava a negociar a ganhar quase 5%, depois de o banco central ter injetado liquidez no sistema financeiro. Na segunda-feira a lira turca chegou a cair 17%

A plataforma chinesa de serviços de viagens Ctrip decidiu suspender os pagamentos com lira turca, face à forte desvalorização cambial registada nas últimas semanas, informou esta terça-feira o diário económico Caixin.

A opção foi eliminada depois de alguns clientes terem explorado as flutuações cambiais, ao pagar por viagens em liras e reclamar reembolsos na moeda chinesa, o yuan.

Nas últimas semanas, a lira registou a maior queda em 13 anos, após a subida das taxas alfandegárias sobre as importações norte-americanas de aço e alumínio da Turquia. Esta manhã de terça-feira a lira turca estava a negociar a ganhar quase 5% (4,88% às 8h19), isto depois de o banco central turco ter agido injetando seis mil milhões de dólares no sistema financeiro para garantir a liquidez dos bancos e travar a queda da lira turca face ao dólar norte-americano. Uma medida necessária tendo em conta a queda persistente da moeda mesmo depois de o Presidente Recep Tayyip Erdogan ter apelado aos turcos para ajudarem a travar as quedas cambiais.

Em algumas jornadas, a divisa turca chegou a perder 18% do seu valor face ao euro, e mais de 17% face ao dólar. Esta semana, um euro chegou a valer seis libras.

O conflito diplomático entre Washington e Ancara está a criar uma crise financeira e cambial de consequências imprevisíveis para a Turquia e países limítrofes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma chinesa de viagens Ctrip suspende pagamentos em lira turca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião