Sonangol mantém posição na Galp e no BCP

  • ECO
  • 18 Agosto 2018

O Expresso escreve que a petrolífera angolana garante que manterá as duas participações em Portugal.

Carlos Saturnino, presidente da Sonangol.Paula Nunes/ECO

Uma fonte do conselho de administração da petrolífera angolana garante ao semanário [acesso pago] que, “apesar de vir a deixar de exercer o papel de concessionária, a participação da Sonangol na Galp, um ativo altamente valioso, é para manter, assim como no Millennium”.

Esta declaração surge depois de o Jornal de Negócios ter noticiado esta semana que a Sonangol estava à procura de um comprador para a participação na petrolífera portuguesa. Ainda segundo escreve o Expresso, “em cima da mesa está apenas o diferendo que opõe a Sonangol à empresária Isabel dos Santos, no âmbito da Esperanza Holding, acio­nista indireto da Galp através da Amorim Energia, onde ambos partilham o capital”.

A Galp é detida em 33,34% pela Amorim Energia e no BCP os angolanos detinham, no final de 2017, uma fatia de 19,49% do capital.

Ainda sobre a Sonangol, o Expresso recorda o anúncio esta semana da criação Agência Nacional de Petróleos e Gás, que assumirá o papel de concessionária em substituição da companhia liderada por Carlos Saturnino. A agência fará licitações de novas concessões petrolíferas e a Sonangol concentrar-se-á exclusivamente em atividades nucleares ligadas à exploração e produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonangol mantém posição na Galp e no BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião