“Hoje é um dia especial para a Grécia”. Centeno celebra fim do resgate

Centeno diz que hoje é "um dia especial" para a Grécia. A saída do seu terceiro programa de assistência marca "uma nova realidade", em que os gregos voltam a ter o controlo.

O presidente do Eurogrupo e também ministro das Finanças português, Mário Centeno, diz que esta segunda-feira é o dia em que “a Grécia regressa ao normal”, dando as boas vindas ao país que enfrenta, a partir de hoje, “uma nova realidade”.

Centeno partilhou na sua conta oficial de Twitter um vídeo em que anuncia o fim do calvário grego. Oito anos depois do primeiro pedido de ajuda, a Grécia finalmente saiu do seu terceiro programa de assistência e volta agora a mandar nos seus destinos. “Hoje é um dia especial para a Grécia”, afirma o presidente do Eurogrupo no vídeo publicado esta manhã no site do Conselho Europeu.

“Hoje, [a Grécia] retomou o crescimento económico. Estão a ser criados novos empregos, há um superávit fiscal e comercial e a economia foi reformada e modernizada”, refere Centeno.

O ministro das Finanças português lembrou, ainda, que o país liderado por Prokópis Pavlópoulos voltou a ter o controlo, tomando agora as suas próprias decisões, mas alerta que “com o controlo vem a responsabilidade”.

A Grécia foi o país mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e o último a pedir ajuda financeira. O primeiro resgate aconteceu em maio de 2010 e foi de 110 mil milhões de euros. Em março de 2012 foi aprovado o segundo resgate de 130 mil milhões de euros e, finalmente, em agosto de 2015, e já com Varoufakis afastado do governo de Tsipras, foi alcançado um acordo entre Atenas e os seus credores para um terceiro e derradeiro programa de assistência, num montante máximo de 86 mil milhões de euros.

Chega agora ao fim esta odisseia grega, que põe fim aos oito anos de resgate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hoje é um dia especial para a Grécia”. Centeno celebra fim do resgate

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião