Lisgráfica falha PER. Entra em processo de insolvência

  • Marta Santos Silva
  • 24 Agosto 2018

A Lisgráfica entrou em PER em 2017 mas foi notificada pelo tribunal de que este não iria até ao fim. Agora a empresa deve negociar um plano de recuperação a envolver um perdão de 65% da dívida.

A empresa de impressão de periódicos, Lisgráfica, anunciou esta sexta-feira a sua entrada em processo de insolvência, após ter falhado o Processo Especial de Revitalização (PER) que tinha começado em junho de 2017.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa refere que o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste decidiu cessar as funções do administrador judicial provisório que estava com a Lisgráfica, Miguel Ribas Fernandes, assim como dar início a um processo de insolvência.

“Não é tema que nos preocupe excessivamente, porque a atividade da empresa continuará a decorrer dentro das circunstâncias normais”, disse ao Jornal de Negócios (acesso pago) o vice-presidente da Lisgráfica, Jaime Baptista da Costa. Agora que entrou em insolvência, a Lisgráfica deverá proceder à elaboração de um plano de recuperação junto dos credores. O plano deverá incluir um perdão de cerca de 65% da dívida financeira.

De acordo com o Jornal de Negócios, o maior credor da Lisgráfica é o BCP, que detém 53,3% dos créditos identificados na lista elaborada para a adesão ao PER. A gráfica deve cerca de 43,4 milhões de euros a este banco, e acumula também dívidas ao Novo Banco, ao Estado e ao Fisco, até um total de 81,4 milhões de euros.

Em 2017, a empresa registou um total de 1,9 milhões de euros em prejuízo, uma melhoria de 52% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, porém, já estava a perder novamente, com prejuízo de 368 mil euros só de janeiro a março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisgráfica falha PER. Entra em processo de insolvência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião