Lisboa contraria Europa. Energia ajuda bolsa

Numa sessão que volta a ser negativa para a generalidade das praças europeias, a bolsa nacional escapa. Está a valorizar, beneficiando do desempenho do setor energético.

Lisboa arrancou a semana em alta. Enquanto nas restantes praças europeias a tendência é negativa, na bolsa nacional reina o “verde”, com a generalidade dos títulos a valorizarem. O desempenho do setor energético ajuda a praça portuguesa.

O PSI-20 arrancou a sessão a ganhar 0,07%, seguindo a valorizar 0,08% para os 5.426,45 pontos. Na Europa, o Stoxx 600 recua 0,1%, tendência semelhante à verificada nos principais índices nacionais.

A animar a negociação no mercado português estão os títulos do setor energético. Enquanto a EDP cede ligeiros 0,12%, a EDP Renováveis ganha 0,47% para 8,585 euros no dia em que revelou que conseguiu novos contratos de fornecimento de energia no Brasil.

A Galp Energia soma 0,37% para 17,535 euros, beneficiando da manutenção da tendência de ganhos do petróleo nos mercados internacionais. O Brent já vai bem acima dos 77 dólares por barril.

A liderar os ganhos no PSI-20 estão, contudo, empresas de menor dimensão, casos da Ibersol e da Sonae Capital. Ambas apresentam valorizações de mais de 3%, seguidas da Pharol que soma 1,45% para 21 cêntimos. A Altri, que conseguiu luz verde para comprar a EDP Bioelétrica, soma 0,63%.

Nas quedas, além da EDP, nota apenas para a Mota-Engil, que cai 0,37% para 2,665 euros, enquanto a Nos lidera as perdas em Lisboa ao ceder 0,73% para 4,88 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria Europa. Energia ajuda bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião