Cinco mil milhões numa hora? É o dia dos solteiros

  • Lusa
  • 11 Novembro 2016

O Alibaba atingiu na primeira hora de hoje na China 4.800 milhões de euros em vendas, à medida que pessoas em todo o mundo aproveitam as promoções do "Dia dos Solteiros".

A efeméride gera todos os anos fortes vendas na China, devido às promoções que as empresas de comércio eletrónico e os grandes armazéns lançam neste dia.

Nos primeiros cinco minutos após a meia-noite de hoje (16:00 de quinta-feira em Lisboa), as vendas do gigante do comércio eletrónico chinês, um dos homens mais ricos do país asiático, atingiram os 900 milhões de euros.

Ao meio dia o Alibaba faturou nas primeira 13 horas de hoje, o “Dia dos Solteiros”, 91.200 milhões de yuan (12.303 milhões de euros), aproximando-se da marca registada na totalidade do mesmo dia, em 2015.

A empresa fundada por Jack Ma começou a difundir os dados das transações nas suas plataformas digitais TMall.com e Taobao.com após uma cerimónia na cidade de Shenzhen, sul da China, que contou com o jogador de futebol David Beckham e a atriz Scarlett Johansson.

Segundo os dados da empresa, na primeira hora do dia, as vendas foram lideradas pela Rússia, Estados Unidos, França, Espanha e Brasil.

A iniciativa, celebrada a 11 de novembro pelos quatro ‘um’ que se combinam nesta data (11/11), que afigura assim a condição de solteiro, foi criada por Jack Ma em 2009 e hoje ilustra a pujança do comércio eletrónico e do consumo na segunda maior economia do planeta.

Este ano, mais de 11.000 marcas internacionais, entre as quais a Apple, Burberry, Disney ou Zara, aderiram à iniciativa.

A Gallo, a marca portuguesa de azeite, aproveitou também para lançar uma promoção na sua loja oficial no Tmall.com: Cada garrafa de 500 mililitros de azeite marca hoje 368 yuan (50 euros), quase 40% abaixo do preço habitual.

Em 2015, o volume de vendas total do Alibaba no “Dia dos Solteiro” bateu os 13.340 milhões de euros – o equivalente a um sexto do resgate pedido por Portugal à ‘troika’ (78 mil milhões de euros).

O objetivo da empresa, que controla 90% do comércio eletrónico na China, é que este dia seja celebrado em todo o mundo e a sua estratégia visa reforçar a ligação entre as compras ‘online’ e o comércio tradicional.

“Queremos personalizar a experiência, apesar de que vendemos para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo num só dia”, explicou o vice-presidente executivo da empresa, Joe Tsai, em declarações à imprensa.

O Alibaba está a recorrer a novas tecnologias para levar também os clientes aos espaços comerciais, com jogos do estilo do “Pokemon Go” ou óculos de Realidade Virtual, que permitem ao cliente simular uma visita à loja.

País mais populoso do mundo, com cerca de 1.375 milhões de habitantes, a China é responsável por quase 40% das vendas mundiais pela Internet.

Pelas contas do Ministério do Comércio chinês, em 2015, o valor de vendas ‘online’ superou os quatro biliões de yuan (538.000 milhões de euros), mais do dobro do PIB português.

(Artigo atualizado às 11h37 com os resultados das 13 primeiras horas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco mil milhões numa hora? É o dia dos solteiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião