Portugal é dos países da União Europeia que menos gasta com lazer, cultura e religião

Portugal gasta 0,8% do PIB em despesas com o lazer, a cultura e a religião. Menos do que os 1% investidos, em média, pelos países da União Europeia. Hungria está no pódio.

Portugal é dos países da União Europeia (U.E) que menos gasta em despesas relacionadas com cultura, religião e lazer. Em 2016, estas despesas representaram apenas 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, valor igual ao que registou a Grécia e a Itália, de acordo com os dados revelados pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat.

Abaixo de Portugal, da Grécia e da Itália está o Reino Unido, que gasta apenas 0,6% do seu PIB nestas despesas e, em último lugar, a Irlanda, que regista gastos na ordem dos 0,5%.

Do lado oposto, a Hungria foi o país que apresentou as maiores despesas públicas nestas áreas, cerca de 3,3% do seu PIB. Logo a seguir a Estónia (2,1%) e, a partilhar o terceiro lugar do pódio, ficou a Croácia e a Dinamarca (ambas 1,8%).

Na União Europeia, as despesas das administrações públicas em cultura, religião e lazer foram de 1% do PIB no passado ano de 2016, um valor que não se alterou quando comparado com os números de 2015. A maior parte das despesas foi dedicada aos serviços culturais (0,4%), bem como aos serviços de lazer e desportivos (0,3%). Com os serviços de transmissão foi gasto 0,2% do PIB e apenas 0,1% com serviços religiosos e outros serviços comunitários.

Já na Zona Euro, o valor foi ligeiramente superior (1,1%), no entanto também se manteve inalterado em relação a 2015.

Entende-se por despesas das administrações públicas em cultura, religião e lazer, os gastos em instalações desportivas e de lazer, bibliotecas, museus, teatros, serviços de transmissão e instalações para serviços religiosos, entre outros serviços comunitários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é dos países da União Europeia que menos gasta com lazer, cultura e religião

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião