OPEP arrasta petróleo para queda de mais de 3%

  • Leonor Rodrigues
  • 11 Novembro 2016

O petróleo está a afundar. Os investidores estão a reagir ao aumento da produção da OPEP.

O petróleo está em forte queda nos mercados internacionais. A desvalorização acontece depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter anunciado que a produção da matéria-prima aumentou no mês passado. Ou seja, apesar das negociações para um corte na produção, o cartel continua a inundar o mercado.

O Brent está a desvalorizar 3,29% para os 44,33 dólares, já o WTI a cair 3,38% para os 43,15 dólares. O preço do barril está cada vez mais longe do patamar dos 50 dólares, com os investidores a refletirem nas cotações da matéria-prima o excesso de oferta no mercado.

Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)
Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)

A Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou num relatório que o cartel não vai conseguir cumprir a meta estabelecida de redução da produção da matéria-prima até ao final do mês. E até está a fazer o contrário: a produção está a aumentar. No mês passado foram produzidos mais de 96 milhões de barris por dia, mais 1% do que em setembro e acima da procura estimada.

Além disso, alguns países que não fazem parte do cartel, como o Canadá, Cazaquistão e Rússia, devem aumentar a produção de petróleo em cerca de 500 mil barris diários no próximo ano, de acordo com o mesmo relatório. Ainda assim, apesar de todos os números apontarem no sentido contrário, a OPEP defende que o desequilíbrio entre a procura e a oferta vai atenuar-se no futuro.

A OPEP está a tentar acertar os detalhes para o corte na produção acordado em setembro. No entanto, esse compromisso não tem sido fácil de alcançar e, para dificultar ainda mais este processo, o Iraque e o Irão já manifestaram a sua intenção de ficar de fora deste acordo.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP arrasta petróleo para queda de mais de 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião