Wall Street em alta com alívio das tensões comerciais e recuperação das tecnológicas

As bolsas norte-americanas abriram em terreno positivo, com os investidores otimistas em relação a novas negociações entre a China e os EUA. A recuperação da Apple também contribui para este cenário.

Depois de Donald Trump ter-se mostrado disponível para se encontrar com o Governo chinês e voltar às negociações, os mercados mostraram sinais de alívio, abrindo esta sessão em terreno positivo. Um dia depois de ter apresentado três novos modelos de iPhones e um novo Apple Watch, as ações da empresa fundada por Steve Jobs recuperam da queda da última sessão e abrem a subir 1,5%.

O S&P 500 abriu a subir 0,27% para 2.896,85 pontos, enquanto o industrial Dow Jones iniciou a valorizar 0,33% para 26.083,94 pontos. Por sua vez, o tecnológico Nasdaq, que encerrou a perder 0,23% na última sessão, abriu a subir 0,57% para 7.999,93 pontos.

Os investidores respiram de alívio depois de o presidente dos Estados Unidos ter convidado Pequim para uma nova ronda de negociações sobre as tarifas impostas mutuamente, e a China ter aceitado. Ainda que não seja conhecida a data desse encontro, os receios de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo parecem ter desaparecido, pelo menos por enquanto.

Deve ser esperada uma abertura positiva [dos mercados], uma vez que a proposta sobre novas negociações comerciais com a China está a aumentar o otimismo dos investidores“, diz Peter Cardillo, economista chefe da Spartan Capital Securities, em Nova Iorque, citado pela Reuters (conteúdo em inglês).

A impulsionar ainda mais os índices norte-americanos, principalmente o industrial Dow Jones, estiveram as notícias positivas sobre o comércio, publicadas no Livro Bege da Reserva Federal (Fed). A economia dos Estados Unidos cresceu a um “ritmo moderado”, contribuindo para um maior otimismo dos investidores, lê-se na CNBC. Para além disso, a inflação não subiu tanto como os analistas esperavam, aumentando 0,2% em agosto.

Nas tecnológicas, o destaque continua a ser a Apple, que caiu mais de 1% no dia em que apresentou as novidades ao mundo. A empresa da marca da maçã recuperou nesta sessão, abrindo a valorizar 1,58% para 224,6 dólares. Também o Twitter está a somar 0,4% para 29,87 dólares, assim como o Facebook que cresce 0,31% para 162,5 dólares.

Relativamente ao petróleo, os preços caíram esta quinta-feira, com os investidores preocupados com a possibilidade de as crises dos mercados emergentes e as disputas comerciais reduzirem a procura pela matéria-prima. O Brent cai 0,8% para 79,10 dólares, enquanto o WTI desvaloriza 1,34% para 69,43 dólares. A Agência Internacional de Energia disse esta quinta-feira que, embora a procura mundial por petróleo deva chegar em breve aos 100 milhões de barris por dia, os riscos económicos globais estão a aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta com alívio das tensões comerciais e recuperação das tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião