Haitong encolhe prejuízos. Perdeu 2,1 milhões

  • ECO
  • 18 Setembro 2018

Menos provisões com o crédito levaram a uma quebra dos prejuízos. Ainda assim, o saldo foi negativo em 2,1 milhões de euros.

O Haitong continua a apresentar resultados negativos. No entanto, os prejuízos registados na primeira metade deste ano ficaram bem aquém dos do ano anterior. Perdeu 2,1 milhões de euros no semestre em resultado da forte redução das imparidades associadas à carteira de crédito.

“As imparidades e provisões foram 38% inferiores às registadas no mesmo período do ano anterior, apesar de o banco ter mantido uma abordagem conservadora em relação à carteira de crédito histórica”, diz a instituição em comunicado. Neste sentido, os prejuízos foram substancialmente inferiores aos 79,8 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2017.

Apesar do resultado líquido negativo, o resultado operacional passou para positivo. “O lucro operacional foi de 9,6 milhões de euros, o que compara com um prejuízo operacional de 35,1 milhões no mesmo semestre de 2017″, sendo esta evolução explicada tanto pela quebra nos custos como o aumento do produto bancário.

“O produto bancário atingiu os 48,8 milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 40,2%, tendo beneficiado de receitas mais elevadas por via de comissões, em particular provenientes das áreas de Mercados de Capitais e Structured Finance”, refere o banco liderado por Wu Min.

"É com orgulho que anunciamos o retorno do Haitong Bank a resultados operacionais positivos no primeiro semestre de 2018. Estes resultados são para nós muito representativos, uma vez que sinalizam que o processo de reestruturação, reposicionamento e implementação da nova estrutura de governo societário do Banco estão a ser bem-sucedidos.”

Wu Min

CEO do Haitong Bank

Quanto aos custos, registou-se uma quebra de 44% face ao verificado em igual período do ano anterior (39,1 milhões de euros vs 69,9 milhões de euros). “Este desempenho positivo dos custos foi um objetivo central do plano de reestruturação do Banco, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio”, refere o banco.

“É com orgulho que anunciamos o retorno do Haitong Bank a resultados operacionais positivos no primeiro semestre de 2018. Estes resultados são para nós muito representativos, uma vez que sinalizam que o processo de reestruturação, reposicionamento e implementação da nova estrutura de governo societário do banco estão a ser bem-sucedidos“, diz o CEO.

(Notícia atualizada às 13h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong encolhe prejuízos. Perdeu 2,1 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião