“Estamos a concluir acordo” para o Montijo, diz Pedro Marques
O ministro do Planeamento adianta que o Governo está a "concluir o processo de acordo técnico e financeiro para a implementação do projeto" do Montijo e assegura que essa fase "está muito adiantada".
As negociações entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal para a construção do aeroporto complementar de Lisboa no Montijo estarão próximas de ficar concluída e a “concretização do acordo” será anunciada “muito em breve”. Quem o diz é Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O governante falava na Cimeira do Turismo, que decorre esta quinta-feira em Lisboa, por ocasião do Dia Mundial do Turismo. A falar diretamente para os operadores do setor, que têm na abertura do Montijo a principal reivindicação para dar resposta aos constrangimentos ao crescimento turístico, Pedro Marques adiantou que o Governo está “agora a concluir o processo de acordo técnico e financeiro para a implementação do projeto”. E assegurou: “Está muito adiantada essa fase do trabalho”.
O ministro afirmou ainda que “será explicada em breve a solução técnica da complementaridade do aeroporto de Lisboa” e que essa solução não se resume à construção do Montijo. “Passará também pela ampliação do Humberto Delgado. O aeroporto será alvo de investimentos importantes no curto prazo, um processo que avançará sem termos de esperar pelo Montijo”.
Concluído o processo de ampliação do Humberto Delgado e de construção do Montijo, Lisboa deverá conseguir uma “duplicação da capacidade aeroportuária atual”, de forma “financeiramente sustentável”, disse ainda o ministro.
“Esperamos, muito em breve, poder anunciar a concretização do acordo que permitirá a conclusão destes objetivos“, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estamos a concluir acordo” para o Montijo, diz Pedro Marques
{{ noCommentsLabel }}