Lucro da Inapa cai 80% com queda do consumo de papel

  • Lusa
  • 28 Setembro 2018

A queda no consumo de papel será um dos motivos para a diminuição de 80% nos lucros, face aos 500 mil euros do período homólogo.

O lucro da Inapa caiu 80% para 100 mil euros no primeiro semestre deste ano, face aos 500 mil euros do período homólogo, anunciou esta sexta-feira a empresa de papel.

Em comunicado ao mercado, a empresa adianta que a faturação da Inapa desceu 3,8% no primeiro semestre de 2018, para 437,5 milhões de euros. “Graças a diversas medidas de eficiência, os custos operacionais depois de provisões reduziram-se em 3,2 milhões de euros, permitindo fechar o semestre com um resultado líquido acumulado positivo de 100 mil euros”, disse a Inapa no mesmo comunicado.

Os primeiros seis meses do ano não foram fáceis para o setor “com o consumo de papel a cair 6,2% nos mercados onde a Inapa opera. O comportamento comercial superior ao mercado foi fruto da estratégia de aposta em produtos de maior valor acrescentado e de crescimento observado nos negócios de embalagem e comunicação visual”, garantiu a Inapa no comunicado.

No mesmo período, a margem bruta foi de 17,8%, 0,2 pontos percentuais abaixo do obtido em 2017. “Este decréscimo deveu-se à dinâmica dos distribuidores face à contração do mercado no início do ano, sendo ao mesmo tempo pressionados pelos aumentos de preços dos produtores. A partir do segundo trimestre houve aumentos de preços bem-sucedidos com recuperação de margens para níveis de 2017”, referiu a Inapa.

“No primeiro semestre de 2018 a performance da Inapa foi afetada pela redução global registada ao nível do consumo de papel e pela pressão ao nível das margens”, segundo o presidente executivo do grupo Inapa, Diogo Rezende, citado no comunicado. A empresa atingiu resultados operacionais de 6,9 milhões de euros, uma redução de 22,9% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

A Inapa reduziu o passivo financeiro, “sendo a dívida líquida consolidada a 30 de junho de 2018 de 293,2 milhões de euros, inferior em 2,9 milhões de euros comparativamente com junho de 2017”, adiantou o grupo.

“Em resultado de negociações levadas a cabo com alguns dos bancos financiadores, e num enfoque constante de atingir uma estrutura financeira mais sustentável, foram concluídos acordos de renovação e reprogramação dos planos de reembolsos, tendo a dívida corrente diminuído cerca de 10,7 milhões de euros (menos 16%)”, explicou a Inapa.

A empresa registou ainda alguns encargos não recorrentes, devido a “alguns processos de reestruturação ainda a decorrer nas áreas de logística e comercial, com impacto na Alemanha e maior relevância em França com a continuação do processo de otimização da estrutura após a integração da ex-Papyrus”, salientou a Inapa. O grupo comprou a francesa Papyrus em 2016.

As ações da Inapa fecharam esta sexta-feira a cair 2,8% para os 9,72 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Inapa cai 80% com queda do consumo de papel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião