Salário mínimo acima de 600 euros? Não contra os parceiros, diz Vieira da Silva

  • ECO
  • 6 Outubro 2018

O ministro do Trabalho admite "vontade política" para o salário mínimo ser fixado acima dos 600 euros. Mas diz que uma medida nesse sentido não pode ser garantida contra a vontade dos parceiros.

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, não diz “não” a um aumento do valor do salário mínimo acima dos 600 euros. Em entrevista à Antena 1 (acesso livre), admite que o Governo tem “vontade política”, para que o salário mínimo vá além daquela fasquia, garantindo que é um tema que é analisado. Mas diz também que uma medida nesse sentido não pode ser garantida contra a vontade dos parceiros.

Antes sequer de falar da vontade dos parceiros, Vieira da Silva, começa por dizer relativamente a um salário mínimo superior a 600 euros que o Governo “tem vontade política, mas resta saber se é a medida adequada” ou se é preferível estabilidade e previsibilidade.

O ministro do Trabalho diz, no entanto, que nesse âmbito nada será feito contra os parceiros. “Se o Governo sentir da parte dos parceiros, e da avaliação que o Governo faz, como sabe o salário mínimo está a ser avaliado de três em três meses, que os dados confirmam que podemos ser mais ambiciosos não será o Governo que irá travar essa ambição. Agora, vamos ouvir os parceiros”, realçou.

Já sobre o tema das carreiras longas, Vieira da Silva esclareceu que a reforma sem penalização e com 60 anos de idade, só para aqueles que descontaram 46 anos. Para todos os outros, “para cada ano, cada pessoa, vai poder ver qual é a idade em que ela pessoalmente poderá aceder à reforma sem penalização”.

Nesta entrevista à jornalista Maria Flor Pedroso o ministro do Trabalho deixou ainda a garantia de que “o Governo não terminará a legislatura sem que esse processo seja legislado“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo acima de 600 euros? Não contra os parceiros, diz Vieira da Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião