Novo Banco vende carteira de imóveis à Anchorage. Prevê encaixe de 390 milhões
O banco liderado por António Ramalho assinou um contrato de venda de uma carteira de imóveis ao Anchorage. Operação, que deverá estar concluída ainda este ano, pode render 390 milhões.
O banco liderado por António Ramalho fechou a venda de uma carteira de imóveis ao Anchorage Capital Group avaliada em 716 milhões de euros, segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Prevê receber 389 milhões com esta operação que deverá estar fechada ainda este ano.
“O Novo Banco informa que assinou um contrato-promessa de compra e venda com entidades indiretamente detidas por fundos geridos pela Anchorage Capital Group […] para a venda de uma carteira de ativos imobiliários, designado por ‘Projeto Viriato'”, diz o comunicado da instituição financeira liderada por António Ramalho.
Em causa está a alienação de uma carteira com um valor bruto contabilístico de 716,7 milhões composta por 8.726 imóveis com usos residencial, incluindo estacionamentos, industrial, comercial e terrenos, concretiza o banco que “estima receber 388,9 milhões de euros“. O Novo Banco antecipa que esta transação se conclua até ao final do ano, “assim que reunidas todas as condições associadas à sua formalização”.
Este comunicado surge um mês depois de o Novo Banco ter dado o tiro de partida para a venda desta carteira de crédito avaliada em 700 milhões de euros. Para dar seguimento a esta operação o banco pediu à Anchorage Capital Partners, ao Bain Capital Credit e ao Arrow Global Group, que apresentassem ofertas não vinculativas até ao início de outubro. Agora é conhecido que quem “ganhou a corrida” foi o fundo Anchorage.
“Esta transação representa mais um importante passo no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos do Novo Banco, prosseguindo este a sua estratégia de foco no negócio bancário”, diz o comunicado.
Com base nas contas semestrais do banco é possível concluir que esta operação representa 30% do total de imóveis que a instituição pretende vender, sendo uma das duas operações que o banco prevê realizar este ano com vista a limpar o balanço. Além do Projeto Viriato, o banco tem em marcha o “Nata”, que prevê a alienação de crédito malparado empresarial.
(Notícia atualizada às 17h00 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco vende carteira de imóveis à Anchorage. Prevê encaixe de 390 milhões
{{ noCommentsLabel }}