Novo Banco inicia venda de imóveis por 700 milhões de euros
São nove mil imóveis que o Novo Banco vai alienar da sua carteira. Na maioria estão em Lisboa e no Porto. Cerca de metade são imóveis residenciais. A operação vai ser assessorada pela Alantra.
O Novo banco já deu o tiro de partido para a venda de uma carteira composta por nove mil ativos imobiliários avaliados em 700 milhões de euros. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios (conteúdo pago) que cita a Debtwire. O banco pediu à Anchorage Capital Partners, ao Bain Capital Credit e ao Arrow Global Group, para apresentarem ofertas não vinculativas até ao início de outubro. A operação vai ser assessorada pela Alantra.
Os cerca de nove mil imóveis que vão ser alienados da carteira do banco são, na sua maioria, em Lisboa e no Porto e cerca de metade são imóveis residenciais. O resto da carteira é composta em 25% por ativos comerciais e os outros 25% são terrenos.
Com base nas contas semestrais do banco é possível concluir que esta operação representa 30% do total de imóveis que a instituição pretende vender. Na apresentação de resultados semestrais, António Ramalho, disse que o conjunto de imóveis não estratégicos do banco vale 2,3 mil milhões de euros.
Esta será uma das duas operações que o banco tem, previstas para este ano para limpar o balanço. A semana passada a Debtwire também avançou que o Novo Banco estava a vender 1,75 mil milhões de euros em crédito malparado. A carteira que será colocada à venda, a maior de sempre em comercialização no mercado nacional, consiste em duas tranches de títulos de empresas. A primeira totaliza um montante de 550 milhões de euros com empréstimos de 54 grandes empresas, enquanto a segunda tranche, de 1,2 mil milhões, refere-se a malparado de mais de 62 mil empresas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco inicia venda de imóveis por 700 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}