Economia social ainda só aplicou 91 mil euros no Montepio

  • ECO
  • 12 Setembro 2018

As Misericórdias deveriam aplicar cerca de 48 milhões de euros no Montepio até dezembro, mas o valor até agora ainda é muito limitado. A maior parte do investido veio da Santa Casa de Lisboa.

As instituições de economia social como as Misericórdias aplicaram até agora apenas 91 mil euros na Caixa Económica Montepio Geral, quando até dezembro seriam esperados 48 milhões de euros, avança esta quarta-feira o jornal Público. De acordo com o jornal, a maior parte do dinheiro saiu do bolso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa — 75 mil euros. Do restante, parte foi facultado pela União das Misericórdias e outra parte por 11 instituições particulares de solidariedade social.

O Público refere que tanto o montante disponibilizado até agora para aplicação no Montepio como o número de instituições que aderiram até agora estão muito abaixo do esperado por Tomás Correia, o dirigente da Associação Mutualista. No total, apenas 0,2% da meta planeada até dezembro foi concretizada.

Este mês de setembro, o presidente da Caixa Económica Montepio Geral, Carlos Tavares, deverá divulgar o plano de transformação do Montepio, que deveria focar-se nos particulares e nas pequenas e médias empresas.

Foi em junho que o Governo, que tutela o setor social, aprovou a entrada inicial da Santa Casa de Lisboa no Montepio, após críticas generalizadas ao investimento de uma instituição de cariz social numa área de grande risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia social ainda só aplicou 91 mil euros no Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião