Secretário de Estado da Energia também sai na remodelação

  • ECO
  • 14 Outubro 2018

Jorge Seguro Sanches também será substituído no Governo, agora que Manuel Caldeira Cabral sai da Economia, e a tutela da Energia passa para o Ambiente.

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, sai do Governo na remodelação de António Costa, no momento em que o seu pelouro passa para a tutela da Energia, avança a SIC Notícias este domingo.

A pasta da Energia passou do Ministério da Economia, cujo ministro Manuel Caldeira Cabral foi exonerado, para o do Ambiente. O novo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tinha pedido escusa relativamente aos temas relacionados com a energia enquanto ministro Adjunto.

A remodelação anunciada este domingo, na véspera da apresentação do Orçamento do Estado para 2019, chega no contexto da demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, na sexta-feira. Com a exoneração de quatro ministros este domingo, anunciada pelo Presidente da República no seu site oficial, saem também os respetivos secretários de Estado, de acordo com o previsto na lei.

A passagem do pelouro da Energia para o Ministério do Ambiente foi louvada por associações ambientalistas como a Zero e pelo PAN, embora preocupe o Bloco de Esquerda: Catarina Martins teme que, numa altura crítica para a negociação das rendas consideradas excessivas para as energéticas, a mudança de tutela possa prejudicar os avanços iminentes.

Manuel Caldeira Cabral foi exonerado enquanto ministro da Economia após três anos à frente de um dos maiores ministérios, que concentrava em si a energia, as empresas, a indústria e o comércio. Na semana passada, Caldeira Cabral deu por si no centro da polémica devido à nomeação do deputado socialista Carlos Pereira para vogal da ERSE, reguladora da energia — escolha que assumiu como sua numa audição parlamentar esta sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado da Energia também sai na remodelação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião