CaixaBank lucra 1.768 milhões até setembro. BPI contribuiu com 168 milhões

  • Lusa
  • 26 Outubro 2018

O lucro do banco espanhol cresceu 18,8% até setembro, justificando-o com a melhoria das receitas básicas do negócio bancário, maior contribuição do BPI, redução das dotações e contenção dos custos.

O espanhol CaixaBank, obteve lucros de 1.768 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2017, com o BPI a contribuir com 168 milhões de euros para estes resultados.

Na informação que transmitiu esta sexta-feira ao mercado, o acionista maioritário do BPI explica que conseguiu estes resultados devido, principalmente, à melhoria das receitas básicas do negócio bancário, à maior contribuição do BPI, à redução das dotações e à contenção dos custos.

O grupo destaca o crescimento das receitas, um aumento da margem bruta de 6,3%, até os 6.901 milhões, impulsionado pelo vigor das receitas “core” do negócio (6.183 milhões, +4,5%).

O banco português contribuiu com 168 milhões de euros para o lucro total (59 milhões nos primeiros nove meses de 2017) e tomada em consideração a totalidade das empresas participadas pela entidade portuguesa, a sua contribuição para o grupo seria de 399 milhões de euros.

A rentabilidade do grupo espanhol (ROTE) foi de 9,4%, enquanto o mesmo indicador recorrente para o negócio bancário e segurador alcança os 12,2%, com um resultado de 1.913 milhões de euros.

Os recursos dos clientes aumentaram para 363.621 milhões de euros (14.163 milhões em 2018, +4,1%) e o crédito total a clientes foi de 223.465 milhões, mantendo-se estável.

O grupo CaixaBank tem agora um rácio Common Equity Tier 1 (CET1) fully loaded de 11,4%, apesar do impacto extraordinário da recompra de partes minoritárias do BPI e de 51% da Servihabitat.

A taxa de crédito malparado foi reduzida para 5,1%, quando era de 6,4 % em setembro do ano passado, com o rácio de cobertura a melhorar para 54%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank lucra 1.768 milhões até setembro. BPI contribuiu com 168 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião