Sobretaxa ainda rendeu 144 milhões em 2018

  • ECO
  • 26 Outubro 2018

Medida durou cinco anos. Acerto da sobretaxa em 2017 ainda rendeu aos cofres do Estado 144 milhões de euros este ano.

Os acertos relacionados com a sobretaxa renderam aos cofres do Estado 144 milhões de euros. A sobretaxa sobre o IRS, medida aplicada durante cinco anos para os rendimentos de 2013 a 2017, foi retirada no ano passado mas, ainda assim, este ano ainda houve cobrança devido ao Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) de 2017 liquidado nas declarações entregues em abril e maio, escreve no jornal Público esta sexta-feira (acesso condicionado).

Desses 144 milhões, esclarece ainda o diário, há uma fatia relevante que resulta da tributação das mais-valias englobadas ao rendimento.

Esta é a última vez que o Executivo retirará proveitos da medida uma vez que, já no Orçamento do Estado para 2019, entregue a 15 de outubro, as Finanças deixam de contar com as receitas da sobretaxa de IRS.

O jornal salvaguarda que os números sobre a liquidação de 2017 não foram ainda publicados pelas Finanças mas que há uma parte dos 144 milhões do encaixe da sobretaxa deste ano que se deve ao IRS sobre as mais-valias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sobretaxa ainda rendeu 144 milhões em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião