Quadro pintado por inteligência artificial leiloado por mais de 400 mil dólares

O quadro, que retrata o personagem fictício Edmond Belamy, foi criado a partir de um tipo de algoritmo, que analisa várias obras e, a partir daí, produz uma pintura.

O quadro “Portrait of Edmond Belamy” foi vendido em leilão por 432 mil dólares. Este valor surpreendeu os presentes porque o autor foi… a Inteligência Artificial (IA). A pintura, que foi leiloada na Christie’s em Nova Iorque, foi criada a partir de um algoritmo que produz peças através da análise de obras de vários pintores.

O valor pelo qual se esperava vender aquela que é a primeira obra feita inteiramente por IA a ir a leilão era entre os sete a dez mil dólares, indica a Engadget (acesso livre/conteúdo em inglês). Acabou arrematada por mais de 60 vezes o valor antecipado pela leiloeira.

A pintura foi criada pela coletiva parisiense Obvious, que desenvolve trabalhos que juntam a arte à Inteligência Artificial, e tem parcerias, por exemplo, com a Christie’s e com a Nvidia.

O sistema que criou a pintura analisou cerca de 15 mil retratos, pintados entre os séculos XIV e XX, a partir dos quais o “gerador” se baseou para ir criando obras próprias.

Estas criações foram sendo avaliadas por outra parte do sistema, o “discriminador”, que identificava entre duas peças, qual tinha sido criada com IA e qual tinha sido pela mão de um pintor. O processo continuou até a máquina não conseguir distinguir entre as duas, e o retrato de Edmond Belamy, que não chegou a existir, foi posto em leilão.

A imagem é impressa em tela, emoldurada e assinada com a fórmula matemática que mostra a relação entre o “gerador” e o “discriminador”. Deste processo resultou uma série de 11 obras, todas a retratar pessoas “imaginárias” da família Belamy, formadas a partir das pinturas de artistas humanos. Excluindo aquela que foi a leilão, estas peças estão à venda por dez mil dólares cada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quadro pintado por inteligência artificial leiloado por mais de 400 mil dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião