5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Orçamento para o próximo ano é discutido e votado na generalidade, são várias as empresas nacionais a apresentarem contas referentes ao terceiro trimestre.

No dia em que o Orçamento para o próximo ano é discutido e votado na generalidade na Assembleia da República, há outros dados que merecem atenção. De um lado, os números do desemprego, do outro os preços da habitação ao nível local, isto ao mesmo tempo que prossegue a época de apresentação de contas na bolsa nacional. Jerónimo Martins e CTT revelam os números do terceiro trimestre, já fora do mercado de capitais é grande a expectativa sobre os lucros da Caixa Geral de Depósitos.

Discussão, discussão… e votação do OE

A proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano chegou ao Parlamento a 15 de outubro. Duas semanas depois, arrancou a discussão do documento na generalidade. Depois de uma maratona no arranque da semana, prossegue o debate até à votação final. São mais seis horas de discussão de uma proposta envolta em polémica por conter uma previsão de défice “tecnicamente incoerente”, de acordo com a UTAO. Incoerente ou não, a aprovação está garantida com os votos do PS, PCP e Bloco de Esquerda.

Preços das casas continuam a acelerar?

Depois de o INE revelar que a avaliação bancária dos imóveis atingiu um novo máximo, superando a fasquia dos 1.200 euros por metro quadrado, são revelados os valores da habitação ao nível local. Nesta publicação, o INE vai apresentar os preços médios de comercialização dos imóveis nos mais variados concelhos. Os dados referem-se ao final de junho, sendo que no final do primeiro trimestre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes tinham registado uma subida dos preços, com o Porto, Lisboa, Amadora e Vila Nova de Gaia a registarem as taxas de crescimento mais expressivas.

Como evoluiu o desemprego em setembro?

Hoje é dia de ver como evoluiu a taxa de desemprego no mês de setembro. Os dados que vão ser publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) permitirão perceber se a estabilização da taxa em 6,8% no mês de agosto se confirma — que representa o nível mais baixo desde 2002. Ao mesmo tempo, será apresentada uma estimativa para o mês de setembro, o último do período de verão.

CGD com lucros. Quanto paga em dividendos?

Depois do BPI, há mais um banco a apresentar contas. Desta vez é a Caixa Geral de Depósitos (CGD) que nos primeiros seis meses do ano obteve lucros de 194 milhões de euros. A expectativa é de que os resultados líquidos tenham engordado no terceiro trimestre, permitindo ao banco público voltar ao pagamento de dividendos. Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado do Tesouro, diz que o Estado espera encaixar cerca de 200 milhões de euros, em 2019, com os dividendos do banco liderado por Paulo Macedo.

Jerónimo Martins e CTT prestam contas do terceiro trimestre

Esta terça-feira é dia de a retalhista e da empresa dos correios apresentarem os resultados referentes ao terceiro trimestre do ano. Recorde-se que, no primeiro semestre do ano, a Jerónimo Martins apresentou lucros de 180 milhões de euros, mais 3,9% do que no mesmo período do ano passado (173 milhões de euros). E, relativamente aos CTT, estes reportaram uma quebra de 65% nos lucros para 6,3 milhões de euros. A contribuir para estes resultados estiveram as indemnizações pagas aos trabalhadores no âmbito do plano de reestruturação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião