As nove coisas que o seu currículo… não deve ter
Segundo o Business Insider, estas são as nove coisas que deve evitar ter no seu currículo.
Sabe se o seu currículo tem o que precisa para ser lido de início ao fim? O Business Insider faz-lhe um favor e deixa-lhe as nove coisas que o seu currículo não deve ter, e que provavelmente vão fazer o empregador “passar à frente”.
- Mostrar a sua opinião sobre o seu trabalho: disse que um relatório que fez no ano passado era “inovador”? Não diga. Refira apenas que o trabalho que fez.
- De certeza que já disse que domina os programas da Microsoft. Mas tem formação profissional? Então não dê entender que é especialista.
- É assim tão qualificado quanto quer fazer parecer? Não dê entender que tem mais qualidade do que a necessária para o cargo a que se candidata.
- Não exagere nos adjetivos: dizer que é muito ambicioso pode querer dizer que vai estar sempre à procura de um trabalho melhor.
- Evite usar os pronomes pessoais: não vale a pena dizer explicitamente que foi você que organizou uma determinada conferência. Se o currículo é seu, supõe-se que foi você que fez tudo o que menciona.
- Não diga que trabalhou em equipa num determinado projeto. Em vez disso, o conselho é que fale de um projeto profissional no qual colaborou.
- Se está a dar referências de alguém, avise essa pessoa. Seria estranho se fosse chamado para uma entrevista sem ter enviado o seu currículo, não?
- Não é preciso dizer que tem mais informação para dar. Se a empresa a que se candidata quiser saber mais vai contactá-lo de qualquer forma.
- Evite expressões como ser “sénior” numa determinada função ou cargo. Isto não diz necessariamente que é experiente, e pode dar a ideia de que é mais velho do que parece. E também de que faz a mesma coisa há muito tempo.
Editado por Paulo Moutinho
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
As nove coisas que o seu currículo… não deve ter
{{ noCommentsLabel }}