Marques Mendes: “Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade”
Sobre a polémica das falsas presenças de José Silvano no Parlamento, o comentador da SIC e antigo líder do PSD diz que, “conhecendo o que a casa gasta, um faltou e outro fez um jeitinho”.
“Não acredito nestas explicações [dadas por José Silvano e Emília Cerqueira]. Se a deputada tivesse vindo a público logo a seguir à notícia do Expresso, as pessoas acreditariam”, defendeu Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC.
O problema, considera Mendes, é que “só quando o Expresso descobriu que foi Emília Cerqueira é que ela veio a público. Passou uns dias a ver se passava entre os pingos da chuva”.
Recorde-se que a deputada do PSD justificou o silêncio durante uma semana, com o facto de ter estado durante o fim de semana anterior fora do país e não ter visto as notícias sobre o caso José Silvado.
“Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade. Conhecendo o que a casa gasta, um faltou e outro fez um jeitinho”, afirmou Marques Mendes, antigo líder do PSD.
Sobre o atual líder dos social-democratas, Rui Rio, o comentador refere que não esteve bem neste caso: “Se Rio prometeu um banho de ética, se não atua, a credibilidade dele é afetada. A imagem mais forte que sempre teve é de seriedade, de quem não pactua com vigarices, e está a perder essa imagem”.
Ainda sobre a polémica, afirma que este caso “não seria muito grave se [Silvano e Cerqueira] tivessem feito a única coisa correta: se viessem com humildade a público admitir que cometeram uma falha. A humildade não é sinónimo de fragilidade”, acrescenta.
“É péssimo para a imagem do Parlamento”, conclui o comentador da SIC.
O tema das faltas dos deputados ganhou relevo na última semana, com o caso das falsas presenças de José Silvano, em pelo menos duas reuniões plenárias, a 18 e 24 de outubro.
A deputada social-democrata Emília Cerqueira admitiu que pode sido ela inadvertidamente a registar José Silvano quando entrou no computador com a password do secretário-geral do partido para consultar documentos partilhados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marques Mendes: “Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade”
{{ noCommentsLabel }}