Martifer dispara 4% com negócio de navios

Depois das quedas acentuadas em setembro, os títulos da multinacional recuperam em bolsa. A ajudar está o negócio de 118 milhões anunciado na sexta-feira.

Depois de anunciar os planos para a construção de dois navios de expedição polar, os títulos da Martifer dispararam em bolsa, e foram dos títulos que mais valorizaram esta segunda-feira. A empresa recupera, assim, das quedas acentuadas de setembro, altura em que perdeu 25% do seu valor em bolsa, consequência de uma quebra de 94% nos lucros do primeiro semestre do ano.

Naquela que foi a primeira sessão da semana, os títulos da multinacional encerraram a subir 4,18% para 0,499 euros, o valor mais alto desde 30 de agosto, altura em que cotaram nos 0,572 euros.

Martifer dispara à boleia de negócio de milhões

A contribuir para este desempenho em bolsa está o anúncio feito pela Martifer na passada sexta-feira, que dava conta da vitória de um concurso para a construção de dois navios de expedição solar, num negócio avaliado em 118 milhões de euros.

“A Martifer informa sobre a adjudicação à sua participada West Sea Estaleiros Navais, pela Mystic Cruises, de um contrato para a construção de dois navios de Expedição Polar, no valor total estimado de 118 milhões de euros”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O grupo presidido por Carlos Martins especifica que os “navios de Expedição Polar Classe ‘Ice’ da classe EXPLORER serão construídos com base no Código Polar (classe de gelo) e equipados com um sistema de Propulsão Híbrida, tendo capacidade para acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, com os mais elevados padrões de conforto”.

Os títulos recuperam, assim, das quedas acentuadas verificadas em setembro, depois de a empresa ter anunciado uma descida de 94% nos lucros do primeiro semestre para apenas 400 mil euros. Nessa altura, os títulos da Martifer caíram mais de 12%, perdendo quase 25% do seu valor em bolsa.

(Notícia atualizada às 16h54 com os valores de fecho)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Martifer dispara 4% com negócio de navios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião