Petróleo acelera. Investidores de olho na OPEP

  • Rita Atalaia
  • 16 Novembro 2016

O petróleo continua a recuperar. Depois de terem subido quase 2%, os preços ainda beneficiam de um esforço diplomático final entre os países da OPEP para limitar a produção da matéria-prima.

Os preços do petróleo continuam a recuperar. Depois de ter registado a maior subida em sete semanas, o mercado petrolífero mantém o otimismo sobre um possível acordo entre os produtores. A OPEP terá feito um esforço diplomático final entre os membros do cartel que permita travar o excesso de produção da matéria-prima e estabilizar os preços.

O barril do Brent, negociado em Londres, sobe 0,4% para 47,15 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, também valoriza 0,4% para 45,95 dólares. Apesar de os preços estarem a recuperar de mínimos de quase oito semanas, continuam a transacionar abaixo dos 50 dólares por barril.

Brent prolonga recuperação

2016nov16_petroleo-01
Fonte: Bloomberg (valores em dólares)

O petróleo caiu durante quase quatro semanas perante o ceticismo de que o cartel será capaz de implementar um acordo na reunião a 30 de novembro. Mas voltou a negociar no verde depois de fontes terem dito que o Qatar, a Argélia e a Venezuela estariam a liderar um esforço diplomático final que permita chegar a um acordo de limitação de produção, enquanto a Arábia Saudita, o Iraque e o Irão estão a ver como repartir os cortes de produção acordados no encontro da OPEP realizado em setembro na Argélia.

“Os sauditas devem estar conscientes de que terão de adotar medidas significativas para os preços responderem. Por isso, devem ser anunciados cortes“, nota Michael McCarthy, estratega-chefe de mercado da CMC Markets, em Sidney.

O secretário-geral da OPEP, Mohammed Barkindo fará uma visita aos Estados-membros depois de se reunir com o ministro da Energia da Arábia Saudita, de acordo com fontes próximas, citadas pela Bloomberg. O responsável vai viajar para Caracas, Quito e Teerão nos próximos dias, avançam as fontes. A Rússia também vai reunir-se com alguns produtores da OPEP num evento a 17 e 18 de novembro. Um delegado diz que a Arábia Saudita vai depois juntar-se às discussões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo acelera. Investidores de olho na OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião