Londres e Bruxelas terão chegado a acordo sobre Brexit. May convoca conselho de ministros

As duas partes terão conseguido um entendimento relativamente à questão da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

O Reino Unido e a União Europeia já terão chegado a um rascunho de acordo final sobre o Brexit, avança a imprensa britânica. Segundo a RTE, estação pública de televisão irlandesa, as duas partes terão alcançado um entendimento relativamente à questão da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, um dos detalhes que faltava para se fechar um acordo. Entretanto, a primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou um conselho de ministros para esta quarta-feira.

A RTE adianta que o acordo terá sido alcançado na noite de segunda-feira, mas ainda não há confirmação oficial de que as negociações estejam concluídas. Aliás, ainda esta terça-feira, no briefing após a reunião do colégio de comissários que decorreu em Estrasburgo, o vice-presidente da Comissão Europeia disse que prosseguem “intensas negociações” sobre o Brexit e que “há progressos, mas ainda não há acordo”. Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia continua a preparar-se para um cenário de não acordo com o Reino Unido e, esta terça-feira, propôs a isenção de vistos para os britânicos que passem curtas estadias na União Europeia, se Londres aceitar reciprocidade — esta proposta será válida com ou sem acordo.

A confirmar-se que já foi encontrada, a solução, detalha a televisão irlandesa, passará por um mecanismo que evitará uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Será um modelo de controlo aduaneiro temporário, com normas específicas para Irlanda do Norte. O futuro da fronteira entre as duas Irlandas era a última grande questão a ser definida nas negociações.

Também a BBC confirma que o acordo já terá sido alcançado a nível técnico e que Theresa May está agora a chamar cada um dos ministros para conversas individuais ainda esta terça-feira. Já na quarta-feira, a primeira-ministra vai conduzir um conselho de ministros extraordinário para discutir este acordo.

Já o The Guardian refere que o acordo alcançado tem mais de 400 páginas. Esta noite, os ministros terão oportunidade de consultar este documento. Segundo o mesmo jornal, os defensores do Brexit opõem-se a uma solução que deixe o Reino Unido num estado permanente de “união aduaneira. No acordo que irão consultar esta noite, irão também procurar pelas competências que serão atribuídas à justiça europeia para a resolução de disputas.

Quando as notícias de que o acordo foi alcançado começaram a ser veiculadas, a bolsa londrina já tinha encerrado, tendo fechado acima da linha de água. Já a libra está a valorizar perante as novidades. A moeda britânica aprecia 1,43% contra o dólar, para os 1,3030 dólares, e 0,81% contra o euro, para os 1,1545 euros.

Notícia atualizada pela última vez às 17h25 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Londres e Bruxelas terão chegado a acordo sobre Brexit. May convoca conselho de ministros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião