Ministro dos transportes demite-se e pede segundo referendo ao Brexit

  • Lusa
  • 9 Novembro 2018

Jo Johnson considera que apoiar o acordo de saída, que Londres e Bruxelas "estão a finalizar", seria "um erro terrível" e deixaria o Reino Unido economicamente enfraquecido.

O ministro dos Transportes do Reino Unido, Jo Johnson, demitiu-se esta sexta-feira em oposição ao plano para o Brexit da primeira-ministra, Theresa May, e pediu um segundo referendo sobre a saída, anunciou o próprio.

Em comunicado, Johnson, que é irmão do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, disse que apoiar o acordo de saída que Londres e Bruxelas “estão a finalizar” seria “um erro terrível” que deixaria o Reino Unido enfraquecido economicamente e sem direito de voto sobre as regras europeias que teria de cumprir.

“O que está a ser proposto agora não é nada parecido com o que se prometeu há dois anos”, quando 51,9% dos votantes optaram por abandonar a União Europeia num referendo, afirmou Johnson, que ocupava o cargo desde janeiro. A única alternativa, afirmou, seria uma saída sem acordo, o que “infligiria danos incalculáveis” ao país.

Ao contrário do irmão, Jo Johnson foi apologista de manter o Reino Unido na União Europeia quando, em 2016, o país se preparava para decidir em referendo uma eventual saída.

Boris Johnson, assim como o antigo ministro responsável pelas negociações para o Brexit David Davis, demitiu-se este verão em protesto contra os planos de May, argumentando que eles são uma traição aos eleitores que aprovaram a saída da UE no referendo de junho de 2016 e que deixam o Reino Unido numa posição de fraqueza.

Theresa May tem enfrentado fortes críticas dentro do seu Governo devido à proposta de manter o Reino Unido na união aduaneira até que seja possível desbloquear a questão da fronteira irlandesa. A primeira-ministra tem insistido que não permitirá um segundo referendo sobre o Brexit.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro dos transportes demite-se e pede segundo referendo ao Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião