FMI negoceia com Venezuela entrega de dados económicos

  • Guilherme Monteiro
  • 16 Novembro 2018

Organização internacional está em diálogo com Banco Central da Venezuela para país disponibilizar dados económicos oficiais. Há 14 anos que Caracas não disponibiliza os dados económicos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está em diálogo com Caracas para ter acesso aos dados económicos oficiais do país. A Venezuela é membro do FMI desde 1945, mas desde 2004 que o executivo não permite visitas técnicas para verificação de relatórios e contas.

O porta-voz do FMI, Gerry Rice, confirmou numa conferência de imprensa em Washington, que têm existido debates entre o fundo internacional e as autoridades venezuelanas e de que há “esperança” que possam conduzir “a uma conclusão positiva”.

A tensão entre a organização internacional e Caracas subiu de tom ao longo deste ano. Em maio, o FMI emitiu uma declaração de censura ao país por não disponibilizar informação económica, nem aplicar medidas para corrigir a economia. Em contrapartida, o Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, chamou os responsáveis do FMI de “assassinos do mundo”.

Enquanto a Venezuela não disponibilizar os dados económicos, o país está impedido de aceder a recursos da instituição financeira internacional. Arrisca-se mesmo a perder o direito de voto no seio do organismo, podendo ser até obrigado a abandonar o FMI.

O Governo de Nicolas Maduro impulsionou, em agosto, um plano de recuperação económica com vista a recuperar da recessão económica que afeta a Venezuela desde 2015. As medidas passaram por criação de uma nova moeda, aumento do salário mínimo e aumento dos impostos. Vários economistas expressaram preocupação pelas medidas anunciadas e alertaram para a possibilidade de a inflação aumentar ainda mais.

O FMI estima que o país terminará 2018 com uma subida anual acumulada de 1.000.000%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI negoceia com Venezuela entrega de dados económicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião