Centeno vai gastar 1,17 milhões de euros a reabilitar o Ministério das Finanças

Depois das obras realizadas à residência oficial de António Costa, chega a vez de a "casa" de Mário Centeno ser alvo de reabilitação. As obras deverão estar concluídas em junho do próximo ano.

Aos vários edifícios que estão a ser reabilitados em Lisboa, em breve vai juntar-se mais um. Localizado na Baixa da cidade, o edifício do Ministério das Finanças vai sofrer obras de reabilitação em três fachadas, “de forma a assegurar a melhor manutenção dos espaços”. No total, a despesa vai ascender a 1,17 milhões de euros, anunciou a Secretaria-Geral do Ministério das Finanças (SGMF), em Diário da República.

A SGMF “precisa de contratar uma empreitada de reabilitação de três fachadas do edifício sede do Ministério das Finanças”, que deverá estar concluída até 30 de junho do próximo ano, lê-se na portaria. As obras de reabilitações deverão custar “o montante estimado de 1.105.160,15 euros, não incluído o IVA”. Feitas as contas, o valor deverá ascender a 1,17 milhões de euros.

Em cada ano económico, “os encargos orçamentais”, sem incluir o IVA, não poderão ser superiores a 442.097,56 euros este ano e a 663.062,60 euros no próximo, refere o documento publicado em Diário da República.

Contactado pelo ECO sobre o teor desta reabilitação, o Ministério das Finanças explicou que a “intervenção no edifício tem como objetivo a definição e operacionalização de medidas de conservação e de reabilitação do mesmo, de forma a assegurar a melhor manutenção dos espaços”.

Neste âmbito estão previstas obras de reabilitação dos elementos exteriores em pedra, guardas e grades, infraestruturas, rebocos e pintura em três fachadas do edifício“, acrescentou a instituição.

Este é só mais um edifício no qual o Estado está a gastar dinheiro em obras de reabilitação. Recentemente aconteceu o mesmo com a residência oficial de António Costa, em São Bento. A Ramos Catarino venceu um concurso para obras avaliadas num total de 719 mil euros. Na altura, o objetivo das obras — que levaram o primeiro-ministro e os elementos do seu gabinete para instalações ocupadas anteriormente pelo Ministério do Mar –, era o de mudar o sistema de climatização, a instalação elétrica e reformar a proteção contra incêndios.

(Notícia atualizada às 17h26 com correção do valor da obra)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno vai gastar 1,17 milhões de euros a reabilitar o Ministério das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião